Estresse ao calor: como temperaturas altas afetam a saúde da população

31 de janeiro de 2019

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade alerta sobre os perigos que o calor pode causar no organismo, principalmente em pessoas com doenças crônicas.

Todas as regiões brasileiras passam por temperaturas altas neste verão. O estresse térmico do organismo provocado pelo forte calor pode ocasionar problemas graves à saúde. Manter o corpo em 36ºC é o ideal para evitar o estresse térmico. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) explica os riscos e as formas de prevenção.

Enrique Barros, médico de família e comunidade, membro da SBMFC e um dos autores do relatório The Lancet Countdown 2018 Report: Briefing  for Brazilian Policy Makers, explica que “o termo estresse ao calor é quando o corpo é exposto a altas temperaturas, que poderiam elevar o organismo até 40ºC, um limiar crítico para o corpo. Quando o organismo atinge esses 40ºC, os órgãos podem começar a disfuncionar ou até parar de funcionar, e levar a pessoa à morte. Por isso, se proteger do calor e investir em Políticas Públicas ambientais é essencial”, explica.

O estresse por calor pode ser mais grave em pessoas com doenças crônicas, pessoas que tomam remédios que podem afetar a adaptação ao calor extremo (como anti-hipertensivos, anti-depressivos, etc), além de idosos e crianças serem mais afetados.

A médica Mayara Floss, que é co-autora do documento, reforça que ingerir bastante água mantém o corpo hidratado. “Os sintomas do estresse por calor podem ser: dor de cabeça, tontura e confusão, perda de apetite e sentir-se “fraco”, transpiração excessiva e pele pálida e pegajosa, cãibras nos braços e pernas, aumento da frequência respiratória ou cardíaca, pressão baixa, temperatura corporal de 38°C ou acima, sede intensa.” Uma das primeiras medidas quando uma pessoa está apresentando sinais de estresse por calor é levar a pessoa para um local arejado e fresco, deitá-las e fazer com que levantem os pés levemente; fazer a pessoa beber muita água; resfriar a pele borrifando com água fria e ventilando; bolsas frias ao redor das axilas ou pescoço também são boas; lembre-se de ficar com a pessoa até que ela melhore. Caso isso se transforme em insolação isso é uma emergência médica e o 192 deve ser acionado.

Trabalhadores em áreas externas como em construções ou agricultores devem estar mais atentos pois podem sofrer mais as consequências das ondas de calor, inclusive pode ser necessário suspender as atividades de trabalho por segurança.

Reflexos do estresse ao calor:

– desidratação, que pode levar a desmaios pela perda de sais minerais e líquidos e até lesão renal aguda;

-coceira e irritação na pele

– falência de órgãos, caso evolua para insolação;

– agravamento de doenças crônicas e menor tolerância ao calor;

Para se proteger do estresse ao calor:

– evite exposição direta ao sol principalmente entre as 11h e 15h;

– beba bebidas frias, principalmente água, especialmente durante exercícios.

– proteja sua pele com roupas leves e soltas com cores claras;

– Tome banhos frios;

– borrife água sobre a pele ou roupas;

– evite excesso de álcool;

– evite exercícios extremos

Para amenizar a temperatura do ambiente da casa:

– feche as janelas, persianas e cortinas durante os picos mais quentes do dia

– abra as janelas, persianas e cortinas à noite, quando é mais fresco

– use ventiladores ou ar condicionado para resfriar e circular o ar. Se a casa ficar muito quente, vá a um lugar público para se refrescar (piscina, parque sombreado por árvores, shopping center com ar condicionado)

– molhar (em regiões com muita água) o telhado e o entorno da casa

– opções de maior investimento: telhado verde (cria um isolante térmico) e/ou placas solares (além de gerar energia, se bem projetadas, podem criar um efeito de sombra sobre o telhado).

– nota: assegure-se de que os alimentos em casa estejam devidamente armazenados assim que terminar de comer para evitar a deterioração. Descarte qualquer alimento estragado. 

Como amenizar a temperatura do ambiente:

– plante árvores próximas ao ambiente onde vive e frequenta;

– sempre que possível preserve os gramados;

– cultive plantas para amenizar a temperatura;

– promover os espaços urbanos com áreas verdes;

Como amenizar o aquecimento global:

– manter o Acordo de Paris, e estudar e estimular práticas sociais não poluentes;

– reduzir o consumo de carne;

– preservar a Amazônia e outros biomas.