Evento sobre Redes Integradas de Atenção e Vigilância em Saúde

14 de maio de 2010

Aconteceu na última quarta-feira (12) um novo encontro do Ciclo de Debates sobre Redes Integradas de Atenção à Saúde, com foco no tema "Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde", na OPAS, em Brasília. Organizado pelo Ministério da Saúde, Conass e Conasems, neste encontro foram analisados os desafios da implantação das redes integradas e regionalizadas de atenção no SUS desde a perspectiva da Vigilância em Saúde.

Na abertura do encontro o representante da Opas Renato Tasca, falou sobre o objetivo do debate. “Esses encontros têm a intenção de discutir a gestão e a implantação de redes integradas de Saúde no Brasil, na lógica do Pacto pela Saúde. Temos que trabalhar com mecanismos certos e com os instrumentos que permitam que esse processo de implantação se realize da melhor maneira possível”, afirmou.

Durante a manhã os participantes debateram sobre Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde: Políticas Estruturantes. A mesa teve a participação da diretora do Departamento de Apoio à Gestão da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gilvânia Westin Consenza, da Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Lorene Louise Silva Pinto e dos assessores técnicos do CONASS e do Conasems, Nereu Mansano e Marcos Franco, respectivamente.

À tarde os participantes do ciclo se dividiram em dois grupos de trabalho que debateram a Unificação do Território e Atenção Primária à Saúde, com a apresentação da experiência estadual do Amazonas e a Vigilância Integrada e Promoção à Saúde, com a apresentação da experiência municipal de Recife.