Excesso de Prevenção na Mídia

18 de julho de 2011


 

 

O excesso de prevenção mais uma vez é pauta da grande imprensa. O portal de Notícias R7 (Record) publicou hoje reportagem "Por medo, pacientes fazem exames demais e descobrem falsas doenças", com Gustavo Gusso.

Como referência de embasamento científico, o repórter mencionou os estudos da professora Barbara Starfield. 

 

 

 

 

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense, o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, explica os perigos do excesso de exames. A discussão rendeu uma página do jornal de sábado, dia 16 de julho e a seguinte chamada de capa: "Gustavo Gusso, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina da Família, critica a procura excessiva por testes e defende mais racionalidade na prevenção de doenças." A mesma matéria foi replicada no jornal Estado de Minas de domingo, dia 17 de julho.

A repórter Paloma Oliveto, jornalista que assina a matéria, esteve presente no 11º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade e realizou a entrevista com Gusso por telefone alguns dias depois. Confira na íntegra

   

 

 Leia também: Foi publicado na seção "Palavra de Médico" do Jornal Zero Hora de 9 de julho o artigo "Os riscos da prevenção em excesso", de autoria do presidente da Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade (AGMFC), José Mauro Ceratti Lopes. O Zero Hora (ZH) é o impresso de maior circulação em Porto Alegre (RS) e pertence a RBS, afiliada a Rede Globo. Leia na íntegra.