Impactos das iniquidades sociorraciais brasileiras na saúde é tema do 5° Congresso da AMFaC-RJ

23 de maio de 2022

Evento com abordagem Medicina de Família e Comunidade será realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói – RJ

Os dois anos de pandemia da Covid-19 trouxeram impactos não apenas sobre a saúde física, como também sofrimentos mentais, sobrecarga dos sistemas de saúde, agravamento da pobreza e, principalmente, perda de centenas de milhares de vidas. Tudo isso afetou de maneira ainda mais grave as populações mais vulnerabilizadas, evidenciando e acentuando as iniquidades já existentes, inclusive dentro do próprio sistema de saúde.

Compreendendo as iniquidades sociorraciais como centro da determinação social da saúde, a Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro (AMFaC-RJ) promove a quinta edição do congresso, que terá como tema central “A MFC frente às iniquidades sociorraciais brasileiras”. O site está disponível no link https://doity.com.br/5camfacrj, com inscrições abertas.

O 5° Congresso da AMFaC-RJ será o primeiro congresso presencial de Medicina de Família e Comunidade (MFC) desde 2019 e contará com abordagem a diversos temas da especialidade, tendo como base a discussão sobre quais papéis poderiam caber à Atenção Primária e à MFC frente às iniquidades. Mais do que um convite à escuta e debate, o evento é uma convocação à ação pela equidade prevista nos fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Depois de um período de trabalho incansável e exaustivo na linha de frente do combate à Covid-19, chegou o momento de nos reunirmos novamente para debater os projetos de cuidado possíveis para as pessoas e comunidades que são acompanhadas pela nossa especialidade. Muito mais do que diagnosticar e tratar doenças, a Medicina de Família e Comunidade deve promover cuidado integral à população, estando atenta aos contextos familiares e sociais, repensando sua prática cotidianamente frente às iniquidades. Temos o desafio e a obrigação de incorporar ao nosso fazer a busca pela equidade no sistema de saúde”, explica Gabriel Velloso, presidente da AMFaC-RJ.

Entre os formatos de atividades estão previstas conferências, mesas-redondas, oficinas, painéis e exposição de trabalhos orais, cuja submissão está aberta no site oficial do evento. No evento, que ocorrerá no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense em Niterói, haverá ainda atividades culturais com proposta de entretenimento e reflexão.

Serviço:
Evento: 5° Congresso da AMFaC-RJ
Organização: Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro
Datas: entre 5 e 7 de agosto / pré-congresso: 4 e 5 de agosto
Site oficial: https://doity.com.br/5camfacrj
Local: Niterói, RJ – Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá
Público-alvo: médicas/es/os de família e comunidade, residentes da especialidade, demais profissionais da Atenção Primária à Saúde e estudantes de graduação.