Lançado guia para manejo clínico de monkeypox

13 de outubro de 2022

O Guia de manejo clínico da monkeypox para Atenção Primária – PACK Brasil Adulto – já está disponível para auxiliar médicas e médicos em todo o Brasil. A ferramenta ajuda a reconhecer os sintomas da nova doença, a avaliar quais casos devem ser notificados e testados, quais manejos devem ser feitos diante das condições de diagnóstico, quando o paciente pode sair do isolamento, entre outros subsídios para a tomada de decisão clínica.  
 
“O guia é útil porque tem um formato algoritmo que indica ao profissional o melhor caminho diante do paciente que está sendo atendido. Diferente dos guias que são mais um livro texto e não dão necessariamente acesso à resposta para a dúvida clínica. Nossa ferramenta é o que chamamos de point-of-care, baseadas nas melhores evidências e diretrizes nacionais e internacionais”, afirma o médico de família e comunidade do departamento de Gestão da Clínica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis (SC) e líder de guideline e treinamento do Programa PACK Brasil, Ronaldo Zonta.
 
Segundo Zonta, o guia permite um escalonamento rápido da qualificação de médicos e enfermeiros para lidar com a monkeypox porque também possui orientações para treinamento e organização dos serviços da atenção primária (APS), como os cuidados de biossegurança necessários para profissionais e pacientes.
 
Origem
O Guia de manejo clínico da monkeypox para Atenção Primária é mais um produto do PACK, um programa de melhoria dos sistemas de saúde projetado para apoiar o trabalho dos profissionais de saúde da APS.
 
O programa é desenvolvido pela Knowledge Translation Unit da University of Cape Town Lung Institute. No Brasil, é representado pela Fundação PROAR e vem sendo adaptado, atualizado e implementado pela SMS de Florianópolis, através do PACK Brasil Adulto, desde 2016.
 
Criado para atender à maioria das condições de saúde agudas e crônicas da APS, o PACK, a partir da COVID-19, também passou a produzir suplementos sobre doenças emergentes. Neste contexto e com contribuições e revisão da SBMFC, nasceu a primeira versão do guia da monkeypox.
 
Conheça todas as ferramentas do PACK Brasil Adulto em: bit.ly/programapackbrasil