Lancet Countdown Brazil: Médicos brasileiros lançam documento mundial com alerta sobre os impactos da mudança climática

12 de novembro de 2018

 

Médicos brasileiros participaram da produção do documento Lancet Countdown, que será lançado dia 29 de novembro, em Porto Alegre, na sede do CREMERS. Trata-se da revista Lancet, a mais importante revista europeia de medicina, e que aponta a gravidade do impacto das mudanças climáticas para a saúde  e cria um sistema internacional de Monitoramento e “COUNTDOWN” [contagem regressiva da emissão de gases efeito estufa], controle e medidas para seu combate. Entre os brasileiros envolvidos na produção do documento estão Mayara Floss, jovem médica que atua em Santa Catarina, no atendimento da população rural e Enrique Barros, médico de família e comunidade e Chair WONCA Working Party on the Environment. O evento de lançamento tem o apoio do Grupo Hospitalar Conceição. 

“Trata-se da revista Lancet, a mais importante revista europeia de medicina, e que aponta a gravidade do impacto das mudanças climáticas para a saúde  e cria um sistema internacional de Monitoramento e ‘COUNTDOWN’ [contagem regressiva da emissão de gases efeito estufa], controle e medidas para seu combate” explica Mayara.

“As mudanças climáticas são a questão definidora do século XXI” explica Enrique Barros.

O Lancet Countdown Collaboration Brasil foi estabelecido em 2018 para formular um breve relatório focado em aspectos específicos do Brasil, mostrando quais os principais problemas e recomendações de ações. No evento, estará representando o Lancet, pela Dra Sonja Ayeb-Karlsson que recentemente defendeu seu PhD c em Desenvolvimento Internacional na Universidade de Sussex (EUA) e Instituto de Estudos de Desenvolvimento (IDS), intitulado “When the Disaster Strikes”.

Para breve contextualização, assista aos vídeos: 

http://www.lancetcountdown.org/resources/ ou https://youtu.be/se4Ua3k07w8

Programação: 

18h: Abertura
18h20: Apresentação do Lancet Countdown Mundial com PhD Sonja Ayeb-Karlsson
18h40: Apresentação do Lancet Countdown Brasileiro com Mayara Floss
19h: Encerramento

Serviço:

Evento: Lancet Countdown Brazil

Data: 29 de novembro, a partir das 18h

Local: CREMERS – Av. Princesa Isabel, 921 – Santana, Porto Alegre – RS

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrições prévias

Apoio do lançamento: