Leve a criançada para a folia com saúde e proteção

1 de março de 2019

Com centenas de opções de blocos, escolas de samba e bailes, as crianças podem aproveitar o carnaval sem dar dor de cabeça aos pais com dicas básicas para pular o feriado todo
 
A época de folia chegou e os pais e cuidadores não devem ficar de fora da brincadeira com a crianças. Em todas as cidades, há diferentes opções de aproveitar a folia com blocos, trios elétricos, escolas de samba e bailes de clubes. Para não perder nenhum dia de um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) orienta cuidados específicos para a saúde das crianças. 
 
“É muito importante a interação das crianças com festas culturais e é possível aproveitá-las ao máximo com cuidados básicos e simples. As dicas não fogem muito a regra do dia a dia dos passeios usuais, mas é importante sempre estar alerta quando se trata de crianças”, explica Denize Ornelas, médica de família e comunidade, diretora da SBMFC. 
 
Dicas para aproveitar o carnaval com as crianças: 
 
1.Fique atento aos horários de sol forte. Geralmente as atividades para crianças começam cedo e com o passar da hora o sol vai esquentando. Não esqueça do protetor solar próprio para crianças. Em bebês, o uso é recomendado a partir dos seis meses de vida. Passe antes de sair de casa e reaplique a cada duas horas ou suor excessivo. 
 
2. Leve sempre uma garrafa de água. A hidratação deve ser reforçada nesses eventos, já que a criança costuma pular, correr, dançar e dependendo da fantasia, pode transpirar, mas que o normal. E como o carnaval é em pleno verão, manter a hidratação é essencial. Não espere a criança pedir, oferece a cada 15 minutos água ou algum chá gelado ou suco natural. Ainda, se for comprar, fique atento à higiene do local onde o liquido ficou armazenado e a qualidade dessa bebida. 
 
3. Escolha da fantasia. Sabemos que no carnaval podemos ser quem quiser, mas fantasias fechadas e muito quentes não são recomendadas para as crianças. A roupa deve permitir movimento naturais e não impedir que a criança corra ou ande normalmente. Caso a criança não use fantasia, roupas leves e claras amenizam o calor. Se possível, utilize bonés e chapéus. 
 
4. Repelente. Como é comum chuvas na época que antecede o carnaval, o Aedes aegypti não perde tempo. Por isso, antes de sair de casa passe um repelente e reforce após a reaplicação do protetor. 
 
5. Não deixe as crianças descalças. Como muitos blocos costumam ser na rua, podem ter cacos de vidro e demais objetos cortantes que machucam e causar ferimentos graves. 
 
6. Na hora do lanchinho, ofereça comidas leves. Frutas são uma boa pedida. Caso não queira levar de casa, opte por lanches naturais de estabelecimentos conhecidos e que não expostos ao sol por muito tempo. 
 
7. Não fique longe das crianças e as oriente a não falar com estranhos. Aceitar balas e bebidas de desconhecidos também é uma recomendação muito válida.