Liderança feminina é tema de encontro de médicas de família e comunidade na UnB

25 de outubro de 2019

Promovido pelo Grupo de Trabalho Mulheres na MFC da Sociedade Brasileira e Medicina de Família e Comunidade, evento acontecerá entre 1 e 3 de novembro, na UnB

A liderança feminina em saúde é o tema central do I Encontro do Grupo de Trabalho Mulheres na MFC, da Sociedade Brasileira de Medicina e Comunidade. O evento acontecerá entre 1 e 3 de novembro, no campus Darcy Ribeiro, da UnB, que apoia o evento pelo Departamento de Diversidade junto a Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas pelo link: https://bit.ly/2B6Bx4Z.

Segundos dados do CFM, mais da metade dos médicos de família e comunidade atuantes no Brasil são mulheres (56,9%). Mesmo a maioria do total de médicos no Brasil sendo homens, as mulheres estão em maior número, principalmente, na faixa etária entre 29 e 34 anos.

Os debates sobre liderança feminina divididos entre mesas-redondas, oficinas e rodas de conversa serão em torno da atuação das mulheres na pesquisa científica, feminização da saúde, Políticas públicas pela equidade e integralidade de mulheres trans e lésbicas, como lidar com o machismo, racismo e assédio na universidade, Estratégias e dificuldades para auto-cuidado, entre outros temas.

A ideia do evento partiu da discussão sobre a atuação das mulheres na medicina de família e comunidade durante o Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em julho de 2019. “Com o compartilhamento da necessidade de discussão e abrangência de determinados temas, a coordenação do grupo de trabalho, assim como as mulheres que o compõem passaram a atuar na organização do encontro para que as médicas de família e comunidade consigam ter cada vez mais voz, atuando em cargos de liderança, gestão, na academia e também na produção científica”, explica Denize Ornelas, coordenadora do GT de Mulheres na MFC e diretora de comunicação da SBMFC.

 

Serviço:

Evento: I Encontro do GT de Mulheres na MFC: Liderança feminina em Saúde

Data: 1, 2 e 3 de novembro de 2019

Inscrições e programação: https://bit.ly/2B6Bx4Z

Organização: Grupo de Trabalho de Mulheres na MFC

Apoio: Universidade de Brasília (UnB) e Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade.