Mais 300 vagas para especialização em Saúde da Família da UFMG

30 de maio de 2012

8ª edição do curso priorizará profissionais do PROVAB


De 20 de maio a 5 de junho, estarão abertas as inscrições ao edital de seleção do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Promovido pelo Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG), o curso oferece 300 vagas destinadas a médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas vinculados à rede básica de saúde mineira.

Nesta edição, uma novidade: o processo seletivo priorizará os participantes do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) para o Estado de Minas Gerais. “Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde”, explica Edison Corrêa, coordenador geral do Programa Ágora e vice-diretor do Nescon. “Em Minas, foram 475 profissionais selecionados pelo Provab (que oferece bolsas a profissionais de saúde que optem por atuar em áreas de maior vulnerabilidade das populações indicadas pelo Governo Federal). Caberá a nós qualificar essas pessoas para exercerem suas atividades no âmbito do nosso Estado. Nada impede, porém, que médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas que atuam no SUS por aqui também se inscrevam. Esses ficarão com as vagas remanescentes, ou seja, as que não forem ocupadas pelos profissionais do PROVAB”, completa.

Inscrições e seleção

Gratuito e a distancia, o CEABSF tem vagas distribuídas em oito Polos Presenciais de Apoio à Educação Superior: Bom Despacho, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompeu, Teófilo Otoni.

Os interessados em participar do processo seletivo devem ler atentamente o edital de seleção – disponível AQUI. Em seguida, é necessário preencher a ficha de inscrição (disponível on-line em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora a partir de 20 de maio) e reunir os documentos exigidos no edital. O próximo passo é enviar o material pelos correios com aviso de recebimento à Secretaria de Cursos do Nescon, situada à Avenida Alfredo Balena, 190 – 7º andar/sala 716 (Belo Horizonte/Minas Gerais).

Os candidatos do PROVAB serão alocados nos polos segundo critério de proximidade geográfica com o município para o qual foram selecionados. “Por exemplo: se no PROVAB você foi aprovado para atuar em Juatuba, seu polo de referência no CEABSF – onde você vai frequentar um encontro presencial por mês e o para o qual você se reportará ao longo da vida acadêmica conosco – certamente será Lagoa Santa,” esclarece Edison Corrêa.

Os demais concorrentes deverão especificar o Polo ao qual desejam se vincular ao preencherem a ficha de inscrição.
Sobre o CEABSF

O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) é uma pós-graduação lato-sensu financiada pelo Ministério da Saúde. Criada em 2008, insere-se no contexto do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), atendendo às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Desde sua primeira edição, o CEABSF já ofertou 2325 vagas, qualificou 894 profissionais em mantém outros 589 em processo de formação. Trata-se do programa com maior contingente de profissionais qualificados para a Atenção Primária do País.