Médica de família e comunidade recebe prêmio por trabalho em congresso de cuidados paliativos

27 de novembro de 2018

O trabalho em formato de pôster “Intercorrências comuns e situações de urgência no paciente em cuidados paliativos: principais temas para a formação do residente em Medicina de Família e Comunidade”, de autoria da médica de família e comunidade Gabriela Hidalgo, foi premiado no VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, realizado entre 21 e 24 de novembro, na cidade de Belo Horizonte. O anúncio dos trabalhos escolhidos para o prêmio foi realizado durante a cerimônia de encerramento do evento.

“Este trabalho é um ramo de um projeto maior, a dissertação de mestrado ‘A Implantação Do Currículo Baseado Em Competências Para Medicina De Família E Comunidade: Diagnóstico De Pré-Requisitos, Comissão Curricular E Portfolio De Aquisição De Competências’. A seleção de temas por uma comissão curricular tornou as competências mais objetivas do ponto de vista clínico e a utilização de metodologia de consenso trouxe maior consistência a linha de ensino, tornando as diretrizes mais claras no que se refere a Cuidados Paliativos no cenário de ensino da Atenção Primária a Saúde”, explica a autora premiada.

“A escolha de um trabalho realizado por um médico de família e relacionado a educação é uma quebra de paradigma e um pequeno exemplo do merecido reconhecimento que nossa especialidade vem recebendo.”

Gabriela é Médica de Família e Comunidade e realizou ano opcional em MFC com área de atuação em Cuidados Paliativos pela Universidade Federal de São Paulo.

Atualmente atua na Estratégia Saúde da Família – UBS Vila Carioca/São Paulo – e é Preceptora do Programa de Residência Médica em MFC da Unifesp.

Para visualizar o trabalho, acesse: poster ANCP