Medicina de Família e Comunidade aborda educação médica no AMEE 2019

28 de agosto de 2019

Entre os trabalhos apresentados no AMEE 2019, está o Planning the introduction of Entrusted Professional Activities (EPAS) in undergraduate medical education, produzido pelos brasileiros Nêmora Barcellos, que fez a apresentação do pôster ontem, dia 27, no evento, e Elson Romeu Farias, Cláudia Salles Stadlober e Maria Letícia Ikeda. 

Elson Romeu Farias, médico de família e comunidade e membro do Grupo de Trabalho de Ensino da SBMFC, explica que o curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos iniciou no 2º semestre de 2017. “A partir do segundo semestre do curso na atividade acadêmica Interação indivíduo-comunidade – prática em saúde da família foram estabelecidas Competências e Atividades Profissionais Confiáveis (Entrustable Professional Activity – EPA). Tradicionalmente as EPAs são desenvolvidas na residência médica, mas matrizes ainda não muito utilizadas na graduação. Foram realizadas pelos alunos da graduação junto às famílias acompanhadas na comunidade e à equipe de saúde da família, atividades como aconselhamento alimentar, risco de acidente em casa, sinais vitais e antropometria e registros e documentação médica”. 

O AMEE 2019 é a conferência internacional sobre educação médica, promovida pela Association for Medical Education in Europe (AMEE) e acontece até dia 28 de agosto, em Viena, na Áustria. 

profª Nêmora Barcellos na sessão – Curriculum: Entrustable Professional Activities (EPAs) dia 27 de agosto