Medicina de família e comunidade é tema de jornada de carreira médica

28 de agosto de 2015

Especialidade que acompanha paciente ao longo da vida será abordada em palestra dia 1 de setembro, no auditório da PUC Goiás


A medicina de família e comunidade é a especialidade médica que atua no cuidado das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. O tema será abordado na II Jornada de Carreiras Médicas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, dia 1° de setembro. Ministrada por Ana Paula Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), a palestra demonstrará como esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, ao realizar diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias.

 

“A ideia é desmistificar que o médico de família é aquele que atua só no postinho. Temos diversas essências que vão desde ser um médico generalista qualificado, diferente de um clínico geral, até o atendimento fora do hospital, pois uma das nossas vertentes é prevenir. Além disso, nossa atuação é influenciada pela comunidade, e há possibilidade de trabalho na saúde pública, privada, Estratégia da Saúde da Família, e utiliza a relação médico-paciente como ferramenta principal de trabalho”, esclarece Ana Paula.