Medicina de família e comunidade em pauta no 60º COBEM

10 de novembro de 2022

As médicas e médicos de família e comunidade (MFCs) compareceram em peso ao 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), realizado em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 3 e 6 de novembro. A SBMFC também marcou presença com uma grande delegação, com atividades incorporadas à programação do evento e com um stand próprio para dialogar sobre a especialidade os milhares de participantes do Congresso.

ATIVIDADES

Entre conferências, painéis, mesas redondas e oficinas, o 60º COBEM contou com ao menos 26 atividades protagonizadas por MFCs e previamente divulgadas pela SBMFC.

Entre elas estava a oficina ‘Diretrizes para o Ensino da MFC/APS na graduação médica’, destinada à construção do currículo baseado em competências e coordenada por três integrantes da diretoria da SBMFC: o vice-presidente Marco Túlio Ribeiro, o diretor de graduação Fabiano Guimarães e o diretor de pós-graduação Marcello Dalla.

A diretoria da Sociedade ainda teve assento nas mesas redondas sobre o ensino médico centrado na atenção primária (APS), com o vice-presidente Ribeiro, e sobre interiorização do ensino médico, com a diretora do departamento de residência Andrea da Cunha.

Já o Grupo de Trabalho (GT) de Ensinagem da SBMFC aproveitou a presença de seus integrantes no 60º COBEM para a realização de uma reunião presencial.

Para o vice-presidente da SBMFC, o congresso organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) foi uma excelente oportunidade para pautar a necessidade de mais vagas e mais qualidade para a residência em MFC, em paralelo com uma política de direcionamento para a APS. De acordo com Marco Túlio Ribeiro, outro tema muito debatido foi o fortalecimento do ensino de APS na graduação com a contratação de MFCs como professores.

“A SBMFC irá encaminhar, como produto, uma matriz que vai ajudar as escolas médicas a fortalecerem as disciplinas, os módulos e o ensino de forma geral em APS, com recomendações inclusive que tenham mais professores MFCs na graduação”, salientou o vice-presidente.

Outros destaques

Durante o congresso, a Abem lançou edital para apoiar projetos de pesquisa em educação médica. Os projetos devem ser apresentados por pesquisadores associados à entidade, incluir a participação de educandos e poderão ser financiados por até 18 meses. A linha prioritária de fomento é o enfrentamento da violência na educação médica, numa ação alinhada ao ano temático da Abem. O prazo para submissão de propostas é 6 de fevereiro de 2023.

Congresso de Cuidados Paliativos

Em paralelo ao 60º COBEM aconteceu – também no Paraná, mas em Curitiba – o IX Congresso de Cuidados Paliativos, entre 2 e 5 de novembro. Esta é uma área de atuação crescente para MFCs. Representantes da especialidade realizaram um mini-curso de cuidados paliativos na APS pré-congresso e, durante o evento, apresentaram trabalhos científicos e participaram da reunião do Comitê de Coordenadores de Residência de Medicina Paliativa.