Medicina de família sobre duas rodas

25 de novembro de 2011

A iniciativa do médico de família Paulo Poli de percorrer 13,5km de estrada de sua casa ao Centro de Saúde da Família dos Ingleses, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, motivou reportagem no Jornal do Almoço, programa do Bom Dia SC, da RBS TV (filiada a Globo). Assista a reportagem aqui

A matéria foi ao ar no dia 24 de novembro e mostrou a rotina de Poli que adotou a há um ano a bike como meio de transporte alternativo.  Ele conta que a prática começou a ser adotada pelos colegas. “Faz menos de um mês que todos começaram a usar a bike para as visitas domiciliares, o que tem sido muito bom! Esta é a melhor forma de conhecer o bairro em que se trabalha, além de cruzarmos com muitos conhecidos no caminho e, dar exemplo aos pacientes”, ressalta.

Segundo o médico, a iniciativa virou tema de conversa nas consultas. “Quando discutimos com os pacientes formas de se exercitar, mesmo na dura rotina diária de cada um, contamos sobre nossa experiência. No início eles custam a acreditar que percorro um longo trajeto de bike, mas tem gostado da ideia e a vêem como um incentivo para aderir aos hábitos saudáveis”, relata.
Agora, Poli espera que outros colegas médicos do município venham a adotar esta ideia, mas principalmente, pelos moradores do bairro. Segundo ele, a capital anda saturada de automóveis e com transito cada vez mais complicado, sendo 44 novos carros emplacados por dia.

Leia mais no Blog da ACMFC: http://csingleses431.webnode.com.br/news/visitas-domiciliares-e-bicicletas/