Médicos de família e comunidade organizam o livro Saúde no Caminho da Roça

10 de janeiro de 2019

Lançado em dezembro de 2018 pela Fiocruz, o livro Saúde no Caminho da Roça traz experiências profissionais e pessoais proporcionadas durante os atendimentos médicos realizados na zona rural de todo o Brasil. Organizada pelos médicos de família e comunidade Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Magda Moura de Almeida, Monica Correia Lima e a jovem médica, Mayara Floss,  a publicação que faz parte da coleção Fazer Saúde debate a vida de profissionais que poderiam atuar em grandes centros urbanos, mas decidiram levar saúde para as áreas remotas e de difícil acesso. 

“O livro traz ao debate a necessidade de se entender o rural como um campo da prática repleto de especificidades e pode contribuir especialmente neste momento em que o provimento de profissionais para áreas rurais e remotas é um dos maiores desafios para a saúde pública brasileira”, explica Savassi. 

Para Magda, que é Diretora de Medicina Rural da SBMFC, o livro Saúde no caminho roça traz o consolidado do saber e da experiência dos sete anos de GT de Medicina Rural da SBMFC, e é portanto um marco histórico para a MFC. O fato de ser uma obra que concorreu com outras em um edital de financiamento, também qualifica a importância do tema e a qualidade do seu conteúdo. “O livro aborda diferentes aspectos para a qualificação dos serviços de saúde localizados em contextos rurais, desde a formação dos recursos humanos, passando pela organização do processo de trabalho, pela pesquisa em saúde rural, pela discussão da importância da tecnologia de informação e da competência cultural dos profissionais de saúde para atuar nessas áreas. Apesar de ter sido escrito na sua maior parte por membros do GT, existem convidados de outras instituições, de diversas formações que ampliam o olhar sobre o conteúdo, tornando-o uma leitura abrangente para todos os profissionais da saúde e afins. É o primeiro passo para que se comece a pensar nas especificidades do cuidado dispensado à saúde da população do campo, da floresta e das águas”. 

Já Mayara pontua que em Saúde no Caminho da Roça são percorridas as trilhas interioranas com aqueles que buscam conhecimento em uma área muito vivida, porém pouco descrita” ou “Ao mesmo tempo que o trabalho do profissional da saúde rural pode trazer inúmeras vantagens, tais como autonomia profissional, vinculo com o paciente e com a comunidade há também múltiplos fatores que podem contribuir para as dificuldades de fixação de profissionais nessas áreas”.

O livro já está disponível para vendas nas livrarias físicas e virtuais do Brasil. 

Capa do livro Saúde no caminho da roça, lançado pela Fiocruz, em parceria com a SBMFC