Médicos de Goiânia são pacientes em livro que relata doenças do corpo e da alma

27 de janeiro de 2020

Museu de Arte de Goiânia é palco do lançamento do segundo volume do livro Causos Clínicos – Quando fui Paciente, dia 31 de janeiro, a partir das 18h

Como profissionais da saúde que atendem dezenas de pessoas por dia agem quando se veem doentes do corpo e da alma? O segundo volume do livro Causos Clínicos – Quando Fui Paciente é uma coletânea de relatos de médicos sobre um momento diferente em suas vidas: o momento em que foram pacientes. O lançamento será dia 31 de janeiro, às 18h, no Museu de Arte de Goiânia (Rua 1 número 605 – Bosque dos Buritis, setor Oeste). Ana Paula Lemes Martins, médica de família e comunidade, Andressa Cavalcante, acadêmica de medicina, atuantes em Goiânia estão entre os autores do livro e estarão presentes no lançamento.

A melhor forma de expressar esse sentimento virou livro escrito por médicas e médicos de família e comunidade que relatam casos desde depressão, alcoolismo, câncer, bulimia, entre outros e como enfrentaram a notícia do diagnóstico, o tratamento e a cura.

“Histórias sobre febre, hepatite, convulsões, lesões ligamentares, depressão e câncer, entre outras doenças, se misturam com relatos sobre outras condições que também costumam chegar aos consultórios de médicos de família e comunidade, como gravidez, sofrimento amoroso e a preocupação com o adoecimento de um parente, trazendo reflexões preciosas sobre o estado onde não estamos acostumados a ver estas pessoas – a condição não de cuidar, mas de ser cuidado”, explica Rodrigo Lima, médico de família e Comunidade, idealizador do projeto.

Ao trazerem à tona este lado pouco conhecido os autores esperam promover um olhar diferente não apenas sobre as doenças, mas sobre a condição humana.

A primeira edição do livro é baseada em contos que relacionam o dia a dia de médicos com os pacientes nos mais diversos ambientes. O projeto, apoiado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, começou no blog que continua ativo e é atualizado toda semana. A produção de textos, organização e publicação de conteúdo é feito voluntariamente por médicos membros do projeto: https://causosclinicos.wordpress.com/.