Membros do GT de Atenção Domiciliar participam de guia do Ministério da Saúde

26 de julho de 2020

O Ministério da Saúde lançou recentemente o guia ATENÇÃO DOMICILIAR na Atenção Primária à Saúde produzido por profissionais que atuam nas equipes de APS e serviços de Atenção Domiciliar, com foco na apresentação e discussão sobre cuidados domiciliares para promover uma atenção mais resolutiva e de qualidade. 

Entre os autores estão  Leonardo Cançado Monteiro Savassi, coordenador do Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar da SBMFC e diretor de Medicina Rural, Juliana Soares, diretora de financeira da SBMFC e Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro, membro do GT e vice-presidente da SBMFC. 

“Foi um trabalho longo, com mais de 2 anos de idas e vindas, mas que culminou em um produto de extrema qualidade, capaz de apoiar as equipes de Atenção Primária no processo de cuidado domiciliar às pessoas adscritas em seu território. A participação dos membros do GT de Atenção Domiciliar na construção deste documento demonstra a qualidade das produções deste Grupo de Trabalho e da SBMFC. E reforça o nosso compromisso com a construção de uma Atenção Primária de qualidade dentro de um Sistema Público de Saúde sólido e perene”, explica Savassi, um dos coordenadores do guia. 

Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2017), define-se Atenção Domiciliar (AD) como modalidade de atenção à saúde, integrada à Rede de Atenção à Saúde (RAS), prestada em domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, garantindo continuidade de cuidados.

“O manual foi produzido diante de uma necessidade da estruturação e reorganização das atividades da Atenção Domiciliar realizadas pelos profissionais da APS, tem ferramentas que vão ajudar muito o trabalho da equipe para qualificação da AD. A produção deste material foi feita à distância e contou com a participação de vários profissionais que são referência no país. Foi uma construção coletiva de profissionais atuantes na área. Gostaríamos que todos aproveitem, leiam, avaliem e utilizem na sua pratica “, reforça Marco Túlio. 

O material está disponível no site da SBMFC para consulta e estudo: https://www.sbmfc.org.br/gt-de-atencao-domiciliar/.