Membros do GT de Saúde e Espiritualidade publicam artigo no Journal of Religion and Health

6 de dezembro de 2019

O artigo Approaching Spirituality Using the PatientCentered Clinical Method, produzido por médicos de família e comunidade membros do Grupo de Trabalho de Saúde e Espiritualidade da SBMFC foi publicado no Journal Of Religion and Health. 

O autores são Janaine Aline Camargo de Oliveira, Maria Inez Padula Anderson, Giancarlo Lucchetti, Eric Vinícius Ávila Pires e Lídia Maria Gonçalves. 

O artigo reflete sobre a importância da espiritualidade no processo saúde-doença e fornece uma abordagem para o cuidado biopsicossocial-espiritual na prática da atenção primária. Em Além disso, o objetivo dos autores é propor uma abordagem espiritual baseada no método clínico centrado no paciente. O  método foi utilizado para comunicação clínica e pode ser poderoso para explorar a história espiritual.

A abordagem da espiritualidade utilizando o método clínico centrado na pessoa que o artigo propõe foi também inserida no capítulo sobre Espiritualidade e Saúde na segunda edição do Tratado de Medicina de Família e Comunidade, lançada em 2018. 

Para conferir a publicação na íntegra, acesse: Approaching Spirituality Using the Pacient Centered Clinical Method, JORH, Janaine, 2018, PUBLICADO