MFC participa do I Summit Brasileiro de Dor Miofascial

2 de setembro de 2020

Nos dias 22 e 29 de agosto, foi realizado o I Summit Brasileiro de Dor Miofascial, com organização da Myomed e apoio institucional da SBMFC. 

Entre os palestrantes, Marcos Paulo Veloso Correia, médico de família e comunidade, coordenador do Grupo de Trabalho de Dor da SBMFC, proferiu palestra sobre dor miofascial no contexto da Atenção Primária à Saúde e da prática do médico de família e comunidade. “Dor é um campo importante da Saúde, que tem tido muitos avanços conceituais e práticos em últimos poucos anos,  acessíveis e aplicáveis à realidade brasileira. Isto motiva grupos a se unirem para divulgar, discutir, e estruturar estes avanços”, explica Correia. 
O Summit foi uma iniciativa privada, apoiada por grupos atuantes na saúde pública e privada, e por algumas sociedades brasileiras de especialidades médicas envolvidas com a área de Dor. A participação do coordenador do Grupo de Trabalho em Dor da SBMFC reflete o reconhecimento da importância da MFC na área de dor por colegas de outras especialidades.

“Dor Miofascial, tema deste Summit, é um importante componente  da dor mecânica musculoesquelética, capaz de acompanhar todos os tipos de dor, e com abordagem eminentemente ambulatorial, incluída no Currículo baseado em Competências para a MFC, pela SBMFC.  Trouxemos um pouco das discussões e experiências internas de já aproximadamente uma década no GT em Dor, quanto às particularidades e potencialidade da abordagem de pessoas em Dor na APS; a iniciativa recente de matriciamento em Dor na APS através de profissional NASF, no Rio de Janeiro; e o estado atual de treinamento em PRMFCs (alguns dos quais têm procurado o GT para colaboração); em aspectos relacionados ao tema”, conclui. 

 
 

Marcos Paulo Correia em apresentação no I Summit Brasileiro de Dor Miofascial. Foto: reprodução/arquivo pessoal