MFCs são homenageados pela Câmara de Vereadores de BH (MG)

6 de dezembro de 2023

A Câmara Municipal de Vereadores de Belo Horizonte (MG) entregou o diploma de Honra ao Mérito à Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) na noite desta terça-feira (5). Além da comenda à entidade, todas e todos os colegas presentes receberam homenagem individual. A solenidade aconteceu no Dia da Médica e do Médicos de Família e Comunidade e foi proposta pelo vereador e também MFC Bruno Pedralva (PT).

O diretor Administrativo e Financeiro da SBMFC e representante da entidade na solenidade, Fabiano Guimarães, enfatizou que o diploma recebido era um reconhecimento de todas e todos MFCs. “Vocês são merecedores dessa homenagem, a Sociedade só a está recebendo porque nós somos vocês. Agradeço pelo que vocês fazem todos dias. E sei que, no dia a dia, esse reconhecimento acontece nas comunidades”, disse.

O diretor destacou que a MFC deve se orgulhar por ser um exemplo de serviço público de qualidade, voltado para quem precisa. E acrescentou que a SBMFC está empenhada no crescimento, com qualidade, da especialidade. “Queremos estar junto num processo de capacitação desenvolvendo as habilidades necessárias para que a gente possa ter 40, 50, 60 mil MFCs bem formados no Brasil”, explicou.

A vice-presidente da Associação Mineira de MFC, Luísa Chaves, agradeceu a homenagem e a oportunidade de encontro dos colegas que lotaram o plenário da Câmara Municipal de BH. “Queria agradecer por encontrá-los. As vezes ficam cada um no seu cantinho, nem sempre tem outro MFC atuando na mesma unidade que a gente. Aqui a gente lembra que não está sozinho, cada um está construindo algo importante no seu espaço”, discursou.

O vereador Bruno Pedralva lembrou que a história da especialidade nasce – e se confunde – com a própria história do SUS e da redemocratização do Brasil. “E a SBMFC é uma parte fundamental disso. Ela foi fundada na histórica 8ª Conferência Nacional Saúde em 5 de dezembro de 1986”, resgatou.

O proponente da homenagem destacou ainda que os MFCs merecem o reconhecimento pela grandiosidade do trabalho que realizam, cuidando das pessoas com a melhor qualidade científica e humana possível, mesmo não tendo as condições de trabalho ideais.

Representatividade e valorização MFC

O evento foi marcado pela grande exaltação da especialidade. Um vídeo, produzindo especialmente para a solenidade, explicou a importância da MFC no sistema de saúde. Também foi apresentada a pesquisa de pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), feita por Luis Guilherme de Mendonça e Gregório Rodrigues, identificando os impactos positivos para o SUS-BH de Equipes que contam com MFCs.

A mesa da atividade deu uma mostra do crescimento da especialidade na ocupação de importantes espaços. Além do vereador Pedralva, também compuseram a mesa as e os MFCs Clarissa Santos Lage, secretária de saúde municipal de Itabira (MG); André Luiz Menezes, subsecretário de Atenção à Saúde de BH; Nathalia Pontes de Albuquerque, gerente de APS de BH; André Cristiano dos Santos, diretor do Sindicato dos Médicos de MG; e Daniel Knupp, ex-presidente da SBMFC.