Ministério convoca egressos das Residências de MFC para mestrado

14 de março de 2024

Atendendo à reivindicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), a Coordenação-Geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (CGRES/DEGES/SGTES/MS) divulgou chamamento público, na última terça-feira (12), para egressos de programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) inscreverem-se no Mestrado Profissional em Saúde da Família do PROFSAUDE.

Ainda no final de 2023, a SBMFC pleiteou, em reunião com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a valorização dos PRMFCs, incluindo aí a oferta de vagas de mestrado.

Confira abaixo o comunicado na íntegra.

COMUNICADO AOS PRECEPTORES, TUTORES E DOCENTES DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE E DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E DE ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA

CHAMAMENTO PÚBLICO PARA A OFERTA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROFSAÚDE – MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Estão abertas, até dia 19 de março de 2024, as inscrições para o processo seletivo da pós-graduação stricto sensu para o Mestrado Profissional em Saúde da Família do PROFSAUDE, na modalidade híbrida. Podem se inscrever docentes, preceptores (as) e/ou tutores (as) de Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e/ou Residência em Enfermagem em Saúde da Família.

O PROFSAUDE é um programa de pós-graduação em Saúde da Família, com o objetivo formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria. Financiado pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação, será ofertado por uma rede da Fiocruz formada por 45 instituições públicas de ensino superior, com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

O curso é gratuito, com duração mínima de 18 (dezoito) e máxima de 24 (vinte e quatro) meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo 9 (nove) encontros síncronos (presenciais) e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Os custos com deslocamento e permanência no local de oferta presencial das disciplinas são de responsabilidade exclusiva do Mestrando.

Para mais informações, acessar o Portal: https://profsaude-abrasco.fiocruz.br/editais

Atenciosamente,

Coordenação-Geral de Residências em Saúde (CGRES)
Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)
Ministério da Saúde