Ministério da Saúde lança Carteira de Serviços da Atenção Primária

19 de dezembro de 2019

Foi lançada ontem (18/12), pelo Ministério da Saúde, Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CaSAPS), em Brasília.

A SBMFC, marcou presença no evento, representada pelo presidente Daniel Knupp e seu diretor Científico, Giuliano Dimarzio.

A carteira de serviços da APS que tem o objetivo de auxiliar profissionais na tomada de decisões e informar os cidadãos sobre os serviços que podem buscar na atenção primária e está disponível em três versões: uma para a população e duas para Profissionais de Saúde e Gestores (Completa e Resumida).

“O lançamento da carteira de serviços é um marco na consolidação da APS no país. De fato, é algo essencial para a universalidade do SUS, na medida em que a população tem por direito saber o que buscar na porta de entrada do sistema. O conjunto de ações proposto na carteira aponta para um modelo de APS robusto, com forte ênfase na integralidade, mas levando em consideração todos os seus atributos. Não por acaso, os municípios brasileiros que desenvolveram suas carteiras de serviços são geralmente aqueles que mais priorizaram a APS e que melhores resultados obtiveram em seu desenvolvimento”, explica Knupp.

Para baixar as três versões da carteira acesse: http://aps.saude.gov.br/noticia/6694.