Mitos LGBTIA+: Bissexualidade

1 de julho de 2020

Este é o quarto texto de uma série de mitos sobre a saúde da população de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexo, assexuais e demais pessoas com variabilidade de gênero ou de orientação sexual (LGBTIA+).

Os primeiros conteúdos sobre LGBTIA+fobia institucional, pessoas intersexo e pessoas trans estão disponíveis no link

A atividade produzida pelo Grupo de Trabalho de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da SBMFC desmistifica pensamentos e ideias que são comuns na prática clínica. 

O conteúdo desta página aborda mitos sobre bissexualidade e foi desenvolvido por Mauro Barbosa Junior, fisioterapeuta em saúde sexual e sexualidade, membro colaborativo do GT. 

Mito 1. Bissexualidade é uma fase transitória.
Resposta: A bissexualidade é uma orientação afetivo-sexual que rompe com os padrões da normatividade binária. Isso faz com que tanto pessoas hétero quanto homossexuais, tendam a não validá-la e apontando as pessoas bissexuais como confusas.
Referência: Movement Advancement Project. INVISIBLE MAJORITY: THE DISPARITIES FACING. BISEXUAL PEOPLE AND HOW TO REMEDY THEM. September 2016

Mito 2. Uma mulher bissexual é mais aceita socialmente.
Resposta:A mulher bissexual é fetichizada, na maioria das vezes por homens heterossexuais, que objetificam a relação sexual com duas mulheres ao mesmo tempo. A não aceitação social do homem bissexual vem da homofobia, que não válida sua prática sexual com outro homem.
Referência: Paul Taylor. A Survey of LGBT Americans: Attitudes, Experiences and Values in Changing Times. Front Cover. Pew Research Center, 2013 / Xiao, L., Wang, F. Examining the Links Between Beauty Ideals Internalization, the Objectification of Women, and Ambivalent Sexism Among Chinese Women: The Effects of Sexual Orientation. Arch Sex Behav (2020)

Mito 3. Bicurioso e heteroflex são referências a homens heterossexuais.
Resposta:A bissexualidade é o termo utilizado para expressar a orientação afetiva e/ou sexual por mais de um gêneros, também relacionada às experiência e comportamento sexuais, bem como fantasias e desejos. Porém pode haver pessoas que por mais que se relacionem também com pessoas do mesmo gênero, não se identifiquem com bissexual.
Referência: Sam Rankin, James Hiwatari. Roadmap to bisexual inclusionA guide for Scottish services. Equality Network, 2018

Mito 4. Pessoas bissexuais não mantêm relacionamento estável com pessoa do mesmo gênero.
Resposta: Embora em uma menor parcela, pessoas bissexuais mantêm sim relacionamento com pessoas do mesmo gênero. Uma possibilidade para que bissexuais se envolvam mais em relacionamentos estáveis com pessoas do gênero oposto pode ser atribuída a maior facilidade de encontrar pessoas heterossexuais, por serem mais prevalentes. Referência: Movement Advancement Project. INVISIBLE MAJORITY: THE DISPARITIES FACING. BISEXUAL PEOPLE AND HOW TO REMEDY THEM. September 2016

Mito 5. Bissexuais são mais promíscuos.
Resposta: A bifobia é uma forma de preconceito as pessoas bissexuais, baseadas em estereótipos equivocados. Uma das formas de bifobia é a crença de que pessoas bissexuais são promíscuas. Outras formas de bifobia é creditar a infidelidade e transmissão de infecções sexualmente transmissíveis à bissexualidade.
Referência Barker, M et al.“The Bisexuality Report”, 2008