Mostra Artística Cultura Cura é um dos destaques do 17º CBMFC

6 de julho de 2023

“Sim, fui médico, rebelde, soldado. Foram etapas importantes da minha vida, e, a rigor, esta sucessão constitui um paradoxo. Como médico conheci o valor místico do sofrimento; como rebelde, o valor da consciência; como soldado, o valor da proximidade da morte”, disse, em 1965, o escritor, médico e diplomata João Guimarães Rosa, que ia atender a seus pacientes nos vilarejos mineiros montado em lombo de burro, e não raro receitava, dada a escassez de fármacos, ervas medicinais. A exemplo de Rosa, há médicas e médicos de família e comunidade, intérpretes da vida, se aventurando na literatura, na fotografia, na música, no audiovisual.

Um panorama das produções de MFCs nessas linguagens artísticas será retratado na Mostra Artística Cultura Cura, um dos inúmeros destaques da 17ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade (CBMFC), a ser realizado em Fortaleza, entre 20 e 23 de setembro.

“O caráter da Mostra é totalmente colaborativo, ela dialogará com os eixos da Comissão Científica e compartilhará com o público a criatividade dos profissionais. Não haverá competição, pois todos estaremos lá somando, não em disputa”, pontua Brenda Costa, que integra a Comissão Cultural.

Através das obras, será possível refletir sobre a condição humana, estimular a empatia e promover a sensibilização para temas ligados à medicina de família e comunidade.

Trabalhos para exibição e apresentação poderão ser enviados pelos inscritos no evento até o dia 7 de julho. Vale frisar que devem ser inspirados nos eixos científicos do CBMFC, ligando-se ao pensamento do Congresso; são eles: Estratégia Saúde da Família: agora mais do que nunca; Técnico-Político – Sistemas e Políticas de Saúde, Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde; Abordagem Centrada na Pessoa na MFC e na APS; Abordagem Familiar na MFC e na APS; Abordagem Comunitária na MFC e na APS; e Residência, Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa em Medicina de Família e Comunidade e na Atenção Primária à Saúde.

Uma comissão especial foi criada para analisar a adequabilidade do material recebido, com um responsável por cada linguagem.

Em sbmfc.org.br/17cbmfc/mostra-artistica-cultura-cura/, os interessados devem acessar o regulamento e se inscrever na Mostra.