Nota da AGMFC e SBMFC sobre o passaporte da vacina para covid-19

23 de outubro de 2021

A Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade e a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, por meio de suas diretorias, vêm manifestar seu apoio e reforçar a importância da vacinação contra a COVID e da estratégia de passaporte vacinal estabelecida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul na prevenção à disseminação do vírus SARS-COV-2. A exigência do comprovante vacinal já existe em diversos países para outras doenças, como a febre amarela, por exemplo. No caso da COVID, pesquisas demonstram que as vacinas resultam na redução de 40 a 50% na transmissibilidade de pessoas vacinadas infectadas, além da redução de 80 a 90% de hospitalizações e mortalidade.

Reforçamos que a pandemia de Covid-19 ainda não está controlada e com o amplo acesso às vacinas, deve prevalecer o interesse coletivo de proteção à saúde da maioria, para que não retornemos às taxas alarmantes de internação e óbitos vistas no passado. O passaporte vacinal fortalece a segurança para a necessária abertura gradativa de atividades econômicas, culturais, religiosas e sociais de forma presencial em ambientes com população vacinada.

Lamentamos manifestações de gestores e grupos contra a vacinação ou o passaporte vacinal, utilizando-se de argumentações distorcidas e que não condizem com todos os avanços que a Ciência teve nos últimos meses.

Estamos certos que para vencermos essa pandemia são necessárias políticas de saúde cientificamente embasadas e a Medicina de Família e Comunidade está comprometida no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, com a imunização, o cuidado de pacientes com COVID e o acompanhamento integral de saúde da população.

Vacine-se!

Porto Alegre, 23 de outubro de 2021.