NOTA DE CHAMAMENTO DA CHAPA 01 “ESPERANÇA COM TODAS AS LETRAS” PARA AS ELEIÇÕES PARA DIRETORIA DA SBMFC: 2022-2024

29 de junho de 2022

À Comunidade de Médicas, Médicos e Médiques de Família e Comunidade do país:

Pedimos atenção ao processo eleitoral em curso para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Nossas associadas e nossos associados que estão quites com suas anuidades e deveres com a nossa associação, solicitamos que exerçam o seu direito de votar.

Para votar, é simples: basta  entrar no sítio eletrônico: www.sbmfc.org.br, e na Área do Associado clicar no link do Processo Eleitoral. Como somos Chapa Única no pleito, solicitamos que possam clicar no SIM, ratificando termos sua confiança e seu voto, diante dos desafios que se avizinham.

As eleições vão até essa quinta-feira, dia 30 de junho de 2022. Por isso lembre de votar!

Vivemos uma conjuntura no país que, até o final do ano, terá um de dois caminhos: um, na perspectiva de reconstrução do país, na possibilidade de recuperar uma garantia mínima dos direitos sociais da Constituição de 1988 e também de resgate de políticas públicas que garantiram uma maior inclusão social em ciclo histórico anterior. Este primeiro caminho traz a perspectiva de alcançar patamares de desenvolvimento econômico e social com mais equidade, e a possibilidade de novos avanços (a ESPERANÇA).

Um segundo caminho, aponta para a  manutenção dos retrocessos em curso, com perda de direitos sociais, aumento da violência, negacionismo no campo da ciência, desinvestimentos na saúde. Este segundo caminho, exigirá de todos os que trabalham para uma saúde publica de qualidade,  uma resistência tenaz em defesa do Sistema Único de Saúde e da Estratégia Saúde da Família, bem como contra a progressão de correntes de autoritarismos em nossa sociedade.

A Chapa Esperançar com Todas as Letras, apresenta uma composição ampla, envolvendo profissionais que vêm da gestão atual – MFC com Todas as Letras – e novos integrantes, pessoas que atuarão pela primeira vez na diretoria da SBMFC, e também colegas que apoiaram chapas com posicionamento diverso à atual diretoria.

Consideramos que essa composição melhor atende aos desafios que iremos enfrentar. Entre alguns deles destacamos:

  • Necessidade de fortalecimento dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRM-MFC), que devem ter um aprofundamento das estratégias de fomento, de incentivo e de indução de sua expansão, compatibilizando a imersão assistencial com a dimensão educacional e formativa dos PRMFC;
  • Necessidade de amadurecimento e aperfeiçoamento das estratégias de provimento na APS para áreas de maior gradiente de vulnerabilidade social, áreas remotas e semi-remotas. As fragilidades trabalhistas na dilatação do Programa Mais Médicos, bem como a lógica burocrática e marcadas por uma orientação gerencialista do Programa Médicos pelo Brasil precisam ser revistas;
  • Necessidade de avanços no crescimento e desenvolvimento técnico-político da nossa especialidade, de forma que o reconhecimento científico seja integrado à garantia do direito à saúde no país;
  • Necessidade de garantir serviços públicos de qualidade providos pelo Estado, assim como a regulação do setor privado em saúde, de forma a alcançar uma atenção adequada e integral no Cuidado à Saúde das pessoas, famílias e comunidades.
  • Superação do Teto de Gastos na Área Social, com a dissolução da Emenda Constitucional 95, enfrentando o desfinanciamento da saúde em curso;
  • Enfrentar a precariedade das condições de trabalho, dos vínculos empregatícios e a ausência de um Plano de Cargos e Salários, seja no âmbito, público como no âmbito privado, advindos inclusive, com o avanço na terceirização da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Consideramos que a equipe que se coloca na Chapa 1 – Esperançar com Todas as Letras incorpora perfis e diversidade que nos possibilitarão atuar ainda melhor nessas várias frentes.

Seu voto na Chapa Esperançar Com Todas as Letras é uma forma de reafirmar a democracia como um valor a ser defendido e fortalecido na atual conjuntura nacional, que vê ameaças ao estado de direito.

Atenciosamente

CHAPA 01 – ESPERANÇAR COM TODAS AS LETRAS

Em um minuto você vota! É facil:
Acesse o site da SBMFC (www.sbmfc.org.br ), vá para a área de associado, coloque seu login e senha, clique em eleiçao para escolha da nova diretoria da SBMFC – Gestão 2022-2024,; na cédula vote SIM e clique em enviar e a seguir em OK para finalizar a sua votação.