Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Grossman

9 de junho de 2023

Na madrugada do dia 8 de junho de 2023, aos 95 anos, faleceu nosso querido Carlos Grossman, uma das maiores fontes de inspiração para a Medicina de Família e Comunidade e para a Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Há 10 anos, o grande José Mauro Cerrati Lopes, um dos maiores aprendizes e propagadores dos conhecimentos do Grossman, acompanhando de coautores escrevia na RBMFC[1] um artigo intitulado “Nem você acreditava que este lance daria tão certo”. Neste artigo, poderá ser recuperada um pouco da história desta grande referência da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Grossman participou da criação de um dos primeiros programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (MFC) do Brasil, no Centro de Saúde Escola Murialdo – em Porto Alegre – e, posteriormente, foi coautor na criação da Residência em MFC do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Foi eleito global doctor em outubro de 2004, pela WONCA – World Organization of Family Doctors – , e, acima de tudo, contribuiu enormemente para o desenvolvimento da MFC como especialidade médica e para as bases da criação do Programa de Saúde da Família, de 1994.

Em 1982, coordenou a implementação da Unidade de Medicina de Família do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), a qual culminou na implementação do Serviço de Saúde Comunitária (SSC) com doze Unidades de Saúde da Família em Porto Alegre.

Segundo nos reporta Lopes, para Grossman, o médico de família e comunidade deve ser a “porta de entrada do SUS”: conhece e é conhecido por todos, é acessível à população e geralmente acerta seus diagnósticos. Para isso, é preciso que o médico seja qualificado e permaneça em sua comunidade.  “Além dessa trajetória de grandes feitos, Grossman também era conhecido pelo seu senso crítico e por seus ensinamentos. Para ele, há três questões cruciais para uma boa saúde: alta qualidade dos serviços, baixo custo e fácil acesso pelas pessoas. Sabendo da dificuldade de superar esses desafios na prática, ele sugeria que “se usasse mais a cabeça (referindo-se ao aprimoramento dos exames realizados durante a consulta) e menos a caneta (diminuir gastos com exames, remédios e internações)”.

Em um escrito numa placa feita em  sua homenagem pela equipe da Unidade de Saúde Floresta podemos evidenciar o pioneirismo e a superação de Grossman mesmo nos momentos onde não se avistava luz no final do túnel: “Nem você acreditava que este lance daria tão certo!”.

Este frase foi inspirada em uma que ele havia dito, no dia que recebeu um troféu e que o fez pensar na dimensão de tudo:  “Eu nem imaginava que um dia tudo isso teria acontecido. A seguir perguntou aos presentes: “Vocês sabem o que é SERENDIPITY? Conta uma lenda do antigo Ceilão, atual Sri Lanka, que três cavaleiros saíram à procura de alguma coisa. Algo como um tesouro e que nunca encontraram. No entanto, nesse caminho, foram encontrados outros tantos tesouros que não estavam sendo procurados. Isso é uma serendipity. A vida, bem vivida, não é mesmo assim?”

[1] Lopes JMC, Silveira BN, Oliveira EA de, Santos FS. Nem você acreditava que este lance daria tão certo, Carlos Grossman!. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 13º de novembro de 2013 [citado 9º de junho de 2023];9(30):83-4. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/848.

[2] O Jornal BIS, Maria Lucia Medeiros Lenz e Paulo Langoni