Nota: O GTSI está de luto pelo indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips

20 de junho de 2022

O Grupo de trabalho de Saúde Indígena da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade repudia o assassinato brutal do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips enquanto trabalhavam junto à equipe no Vale do Javari.

Bruno Pereira dedicou sua vida ao trabalho com os indígenas, principalmente povos isolados e de recente contato. Dom Phillips buscava mais informações para seu livro “Como salvar a Amazônia”. Ambos dedicaram suas vidas à proteção dos povos originários e da floresta Amazônica.

Durante essa semana, todos nos emocionamos com vídeos e imagens do trabalho realizado por eles, e ficamos angustiados à espera de um desfecho, que se mostrou o pior de todos. É impossível não se sentir abatido com as notícias que tomaram conta das redes, com o sofrimento dos familiares, amigos e indígenas que os conheciam.

O descaso das autoridades do nosso país com o sumiço de ambos foi notável e dolorosa, parte de um plano de destruição das nossas florestas e povos indígenas que é bandeira do atual e lastimável governo.

Como profissionais de saúde atuantes junto aos povos indígenas, estamos de luto pela morte de Bruno e Dom e demandamos que as autoridades competentes não só encontrem os mandantes desse terrível assassinato mas que também se dediquem à proteção e vigilância da Terra Indígena Vale do Javari, lar de 26 povos indígenas. Pedimos justiça por Bruno e Dom!

GT de Saúde Indígena
Diretoria da SBMFC