Nova diretoria da SBMFC inicia planejamento 2022-2024

1 de setembro de 2022

A diretoria da SBMFC se reuniu em Campinas (SP) no último final de semana, nos dias 27 e 28 de agosto, para iniciar o planejamento dos próximos dois anos. Ao todo, 20 integrantes da nova gestão, empossada no final de julho, estiveram juntos para pensar o melhor plano de ação para o período de 2022 a 2024.
 
“Aos moldes de uma oficina de trabalho, debatemos, trocamos ideias, avaliamos as fragilidades, identificamos as fortalezas da SBMFC e os desafios colocados para o fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade, tudo isso regado a muita parceria e espírito colaborativo”, destacou a diretora Científica e de Desenvolvimento Profissional Contínuo da SBMFC, Maria Inez Padula.
 


 
No centro dos debates estiveram a formulação de novos rumos para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e da atenção primária à saúde (APS) no Brasil. Uma comissão de trabalho foi nomeada para sistematizar as ideias que resultarão no plano de ação para o próximo biênio.
 
“A oficina deixou um ótimo saldo. Pudemos reafirmar os princípios e a missão institucional da SBMFC, construindo uma agenda estratégica para nossa atuação em defesa do SUS e do fortalecimento da especialidade”, ressaltou o diretor Administrativo e Financeiro da entidade, Marcos Pedrosa.
 
Para além da sintonia programática, os diretores presentes também destacaram a importância da construção afetiva proporcionada pelo encontro.
 

 
“A primeira frase que anotei no sábado foi ‘tempo de plantar os tempos de colher’. Na despedida, notei a fortaleza dessa semente que já está brotando no coração com toda essa energia e alinhamentos”, relatou Brenda Costa, responsável pelo Departamento de Pesquisa da SBMFC.
 
Para o diretor de Medicina Rural Leandro Araújo, o encontro “permitiu reafirmar o compromisso com o SUS apontando para um horizonte de uma sociedade mais justa e igualitária, com muita mística e entusiasmo”.
 
“Quando pessoas se unem com competências, disposição e amor o planejar é espontâneo, coeso e empolgante”, concluiu Marcello Dalla, responsável pelo departamento de Pós-Graduação stricto.