OMS declara pandemia de coronavírus: o que isso significa?

11 de março de 2020

A Organização Mundial de Saúde declarou na tarde de hoje, dia 11 de março, pandemia de coronavírus. Até a coletiva de imprensa realizada às 13h30, horário de Brasília, os dados sobre da contaminação do vírus eram: 118 mil casos em 114 países, com 4.291 pessoas mortes, a maioria delas na China, país origem do Covid-19 (1). Nas últimas duas semanas, o número de casos de COVID-19 fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.   

Esta é a primeira pandemia causada por um coronavírus.  Mais de 90% dos casos estão em apenas quatro países, e dois deles – China e República da Coréia – têm epidemias em declínio significativo (1). Todos os países devem encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, minimizar as perturbações econômicas e sociais e respeitar os direitos humanos (1). 

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, 90% dos casos de coronavírus podem ser atendidos nos postos de saúde.  Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos nesse nível de atenção. A população pode buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza. Para isso, o Ministério da Saúde está reforçando ainda mais a capacidade assistencial da Atenção Primária durante a emergência do coronavírus. (2). Até o final do dia 11 de março, o Brasil tem 52 casos confirmados e 907 suspeitos em investigação (6). 

A repercussão e avanço do número de casos na Europa causou o fechamento de fronteiras. Com exceção da Antártica, todos os continentes têm casos confirmados, óbitos e investigação em andamento de casos suspeitos (7). 

 

Surto, epidemia, pandemia, endemia: qual a diferença? 

Surto: Acontece quando há um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica. Em algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto e não como uma epidemia, pois acontece em regiões específicas (como um bairro).

Epidemia: Uma epidemia irá acontecer quando existir a ocorrência de surtos em várias regiões. A epidemia na esfera municipal é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, na esfera estadual ocorre quando diversas cidades registram casos e na esfera nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

Pandemia: A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.

Endemia: A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

 

Transmissão local e Transmissão comunitária/ sustentada 

Muito se tem falado sobre as formas de transmissão do Covid-19. Aqui, entenda o que cada uma significa: 

Transmissão local: A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida OU Até a 4ª geração de transmissão (4) 

Transmissão comunitária/sustentada: Incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos ou pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos) (4) 

 

Risco de morte

A letalidade do vírus é de 2%, segundo a Organização Mundial de Saúde. Os três principais fatores para o risco de morte pelo Covid-19 são coagulação sanguínea e sintomas de septicemia para as pessoas que tem idade avançada. Além disso, outros fatores como hipertensão, diabetes e doença coronária trazem impacto ao grupo de risco que envolve idosos e também pessoas com problemas respiratórios (6). 

O Brasil não registrou nenhum óbito e sugere quarentena a pessoas recém-chegada de países que declararam epidemia. 

Para a população em geral, a orientação focada na prevenção é a lavagem de mãos de forma correta, com água corrente e sabão, entre os dedos, palmas, punhos e embaixo das unhas. Utilize álcool em gel após uso de transporte coletivo e presença em locais com grande proliferação de pessoas. Ao tossir e espirrar, proteja o nariz e a boca com lenços umedecidos. O uso de máscaras é indicado apenas para pessoas que já estão com o vírus ou gripadas. Para os demais grupos não há necessidade. 

 

Quer completar esse conteúdo? Acesse as orientações da SBMFC: 

Desafios e Responsabilidades da Medicina de Família e o novo surto de coronavírus: https://bit.ly/2TH3Y3B

Medidas preventivas e orientação sobre o COVID-19 (coronavírus): https://bit.ly/2IADmet

Novo Coronavírus 2019: o que sabemos até agora: https://bit.ly/2IEMizj

 

Referências: 

1 – WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 – 11 March 2020. Disponível em <

https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19—11-march-2020>

2- 90% dos casos de coronavírus podem ser atendidos nos postos de saúde. Ministério da Saúde, 10/03/2020. Disponível em <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46522-90-dos-casos-de-coronavirus-podem-ser-atendidos-nos-postos-de-saude>.

3- Qual é a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia ?. Telessaúde SP. Disponível em <https://www.telessaude.unifesp.br/index.php/dno/redes-sociais/159-qual-e-a-diferenca-entre-surto-epidemia-pandemia-e-endemia>. 

4 – Coronavírus Vigilância epidemiológica de casos no Brasil e no mundo e medidas de saúde pública. Brasília, 9 de março de 2020 | Semana epidemiológica 11. Centro de Operações de Emergências Doença pelo Coronavírus 2019. Ministério da Saúde. 

5- Clinical course and risk factors for mortality of adult inpatients with COVID-19 in Wuhan, China: a retrospective cohort study. The Lancet. Published online March 9, 2020. Disponível em  <https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30566-3

6 – Coronavírus: 52 casos confirmados e 907 suspeitos em investigação no Brasil. Ministério da Saúde, 11/03/2020. Disponível em <https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46524-coronavirus-52-casos-confirmados-e-907-suspeitos-em-investigacao-no-brasil

7. Coronavirus disease 2019 (COVID-19) Situation Report – 51. WHO, 11/03/2020. Disponível em <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_4>.