SBMFC, ACMFC e Governo do Espírito Santo se unem para o CBMFC/CIMF 2021

21 de agosto de 2020

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade fecharam parceria com o Governo Estadual do Espírito Santo para a realização do Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (16 CBMFC ) e Confederación Iberoamericana de Medicina Familiar que serão realizados em julho de 2021, na cidade de Vitória.

Na reunião realizada dia 20 de agosto, com participação do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, presidente da Associação Capixaba Medicina de Família e Comunidade, Jetele Del Bem Seleme Piana; presidente da SBMFC, Zeliete Zambon; diretor de Residência Médica e Pós-graduação Lato Sensu da SBMFC, José de Almeida Castro Filho e da equipe técnica do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foi fechado acordo de apoio aos eventos que tem como foco aprimoramento técnico e científico dos especialistas em Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde. 

Zeliete Zambon reforça que o CBMFC e o Iberoamericano irão mostrar para o mundo, todas as belezas e o trabalho do povo capixaba. O governo do Espírito Santo tem um projeto muito importante de aumentar o número médicos titulados em Medicina de Família e Comunidade pelo Estado e está fazendo um ótimo trabalho com preceptoria, programa de residência, formação local e ensino na modalidade de especialização. Além de um projeto de bolsas estendidas com pagamento a preceptores, sem contar com um investimento para se chegar a meta de 600 médicas e médicos de família e comunidade titulados no Estado. 

“Para a SBMFC, essa parceria que dará muitos frutos é de extrema importância, já que um dos objetivos da Sociedade é aumentar número de titulados com qualidade. “Fomos muito bem recebidos pelo Governador Renato Casagrande e pelo Secretário de Saúde do Estado Nésio Fernandes, com compromisso para reafirmar de investimento e de ajuda para o CBMFC, um evento que certamente representará o trabalho e esforço que a governo estadual tem feito para melhoria da saúde local. “Estou muito feliz com essa parceria, por ser capixaba e ser tão bem recebida na minha terra”, explica a presidente da SBMFC. 

“Ficamos muito entusiasmados com a grande parceria do Estado do Espírito Santo com o CIMF! Para nós, poder mostrar nossas riquezas para o mundo trazendo visibilidade para o Brasil é motivo de muito orgulho. O intercâmbio dos profissionais da Atenção Primária à Saúde do Estado do Espírito Santo e do Brasil com renomados profissionais globais significará grande impulso na motivação e desempenho dos profissionais que atuam na ponta”, explica Jetele Seleme, presidente da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade. 

O CBMFC e CIMF acontecerão concomitantemente em julho de 2021, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Em breve, mais informações sobre os eventos serão divulgadas como abertura de inscrições, submissão de atividades e programação.
 
 
Da direita para a esquerda: Juliana Mariano (Presidente da COREME do ICEPi); Lais Caser (Coordenadora do programa de provimento e qualificação profissional da APS do ICEPi); Nesio Fernandes (Secretário de Estado da Saúde); Renato Casagrande (Governador do ES); Zeliete Zambom, presidente da SBMFC;  Jetele Seleme, presidente ACMFC e Fabiano Ribeiro, diretor do ICEPi).