Pesquisa convida MFCs para construir as Atividades Profissionais Confiáveis para residências

25 de maio de 2023

A pesquisa “Elaboração e validação das Atividades Profissionais Confiáveis (APC) para a Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) no contexto brasileiro” está convidando profissionais desta especialidade a participar do estudo. MFCs interessadas(os) devem se cadastrar respondendo a este questionário.

A partir da metodologia Delphi, a pesquisa objetiva descrever de forma mais precisa as tarefas esperadas para o residente em formação para, assim, aprimorar a avaliação pelo educador e os processos de aprendizagem e autorregulação pelo residente, quando comparados com o uso exclusivo das competências.

O projeto faz parte do mestrado em Educação Médica da Unicamp do MFC e preceptor da residência de MFC do Hospital Israelita Albert Einstein, Leonardo de Andrade Rodrigues Brito. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) apoia a iniciativa.

“Essa pesquisa é estratégica para o contexto atual de revisão das competências relacionadas às RMFC proposto pela SBMFC. As APC podem servir como base da construção pedagógica dos programas de residência dentro das diversas realidades e são um ponto de confluência para melhoria da avaliação dos parâmetros de formação da especialidade”, aponta a diretora do departamento de Residência da SBMFC, Andrea Taborda.

Clique aqui e se cadastre para participar da pesquisa.