Planejamento aponta alinhamento e força da Diretoria e do Conselho da SBMFC

23 de março de 2023

A Diretoria e o Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) se reuniram no último final de semana para debater o Ciclo de Planejamento Estratégico 2022-2024. A reunião também serviu para aprovar o Conselho de Ética e o Conselho Fiscal da entidade.

O encontro, realizado na sede da SBMFC no Rio de Janeiro (RJ), foi o primeiro momento presencial das instâncias diretivas desde a pandemia e contou com a presença de 16 diretoras(es) e 11 conselheiras(os) representando as associações de Medicina de Família e Comunidade dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

“Estamos muito felizes com a presença maciça e representativa da diretoria e do conselho e com tamanha afinidade de perspectivas apresentadas por todas e todos. Nós estamos juntos, alinhados e muito fortes”, comemorou o diretor de Titulação e Certificação da SBMFC e coordenador da reunião de planejamento, Washington Abreu.

Diretoria e Conselho Diretor compartilharam e aprofundaram seus planejamentos estratégicos em cima de três eixos: revisão e reafirmação dos princípios e diretrizes da entidade; diagnóstico situacional da SBMFC no contexto atual das sociedades de especialidades médicas do SUS; e construção de um plano de ações.

De acordo com Abreu, ambas as instâncias estão focadas e com perspectivas muito similares para reforçarem as políticas de provimento e fixação, de qualificação das residências, de titulação, de enraizamento da SBMFC Brasil adentro e de articulação institucional com o Ministério da Saúde e os conselhos de secretários de saúde estaduais (Conass) e municipais (Conasems).

Conselhos de Ética e Fiscal

O encontro no Rio de Janeiro também permitiu à direção da SBMFC aprovar os conselhos de Ética e Fiscal, cada um composto por três nomes.

Para o Conselho de Ética foram nomeados Beatriz Zampar, João Werner Falk e Ruth Borges Dias. Já para no Conselho Fiscal estão Alfredo de Oliveira Neto, Artur Oliveira Mendes e Frederico Germano Lopes Cavalcante.