SBMFC promove nova temporada do programa com episódios que abordam a prática da Medicina de Família e Comunidade e os múltiplos aspectos da saúde coletiva
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) lança a segunda temporada do podcast Papo de MFC, com episódios inéditos que trazem discussões atuais sobre a prática da especialidade e temas de interesse geral.
Dividida em 14 episódios semanais, a nova temporada abordará temas como: trabalho em equipe na Estratégia Saúde da Família; crise climática; o futuro da medicina e os impactos da inteligência artificial; comunicação clínica; saúde prisional; luta antimanicomial, entre outros.
As gravações aconteceram em estúdio aberto durante o 18º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado em Manaus. Mais do que relatar trajetórias profissionais, os episódios promovem debates sobre as diversas áreas de atuação da especialidade, que tem como base uma abordagem centrada na pessoa. A Medicina de Família e Comunidade é capaz de resolver até 90% dos problemas de saúde da população, manejar sintomas inespecíficos, realizar ações preventivas e coordenar o cuidado em rede, sempre em equipe e com olhar atento às necessidades da comunidade.
“Em um momento em que o formato podcast está em alta, vimos a oportunidade de divulgar as múltiplas frentes de atuação da Medicina de Família e Comunidade. O Papo de MFC se consolida como um canal de informação, ciência e troca de ideias, com convidados(as) que são referências não apenas na especialidade, mas também em temas transversais que dialogam com ela”, destaca Brenda Costa, diretora de comunicação da SBMFC e co-apresentadora da nova temporada.
Lançado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o podcast surgiu como uma iniciativa para atualizar e acolher os médicos(as) de família e comunidade que atuavam na linha de frente. Nesta nova fase, o programa retorna com um novo formato: gravações presenciais, dois apresentadores e uma proposta ainda mais próxima do cotidiano da especialidade.
“A comunicação é uma habilidade essencial na medicina. A Medicina de Família e Comunidade cresce a cada ano, com novos especialistas formados e titulados, e precisa estar preparada para responder às demandas dos territórios onde atuamos. O podcast é uma ferramenta leve, que pode ser ouvida no trânsito, na academia, no tempo livre, ou mesmo entre atendimentos domiciliares”, afirma Arthur Fernandes, diretor do Departamento de Comunicação da SBMFC e co-apresentador do programa.
Serviço: Podcast Papo de MFC
Produção: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
Disponível no Spotify e Youtube.