Por que o tempo seco faz mal a saúde?

24 de setembro de 2020

*Conteúdo produzido pelo Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da SBMFC 

Quando a umidade no ar está reduzida, a produção de muco pelas mucosas também diminui. Isto deixa o nosso corpo mais suscetível ao ataque de agentes externos nocivos.

Vírus, bactérias, a fumaça liberada pelos veículos e indústrias, além da poeira são alguns dos agentes aos quais estamos expostos diariamente e com maior frequência quando somos acometidos por dias consecutivos sem chuva.

 

Quais os Problemas Respiratórios mais predominantes durante o tempo seco?

Apesar dos idosos e crianças serem os grupos mais susceptíveis aos acometimentos de problemas respiratórios, todas as faixas etárias estão vulneráveis a complicações durante o tempo seco.

As doenças com maior predomínio de exacerbações ocorrem em pacientes portadores de bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma. Entre os problemas agudos de maior frequência estão as infecções virais como gripes e resfriados. Merecem destaque também, as doenças resultantes de ações bacterianas como a sinusite, faringite e amigdalite e nos casos mais graves a pneumonia.

 

 

Quais as estações mais secas do ano?  

O outono e o inverno são as estações de pouca ou nenhuma chuva na maioria das áreas do Brasil, favorecendo a maior exposição no ar de agente nocivos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um nível mínimo de 60% de umidade relativa no ar para o conforto e saúde do ser humano.

Em nosso país, níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 40% ocorrem no inverno na maioria das áreas do interior do Nordeste, no Tocantins, no sul do Pará, em todo o Centro-Oeste e em grande parte do interior da Região Sudeste.

 

O que fazer para aliviar os sintomas ocasionados pelo tempo seco?

Beber muita água, uso de umidificadores de ar e lavar o nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia são ações simples, mas efetivas que protegem o nosso corpo e reduzem a porta de entrada de agentes deletérios presentes no ar.

A hidratação ajuda a manter a produção do muco nas mucosas, o que significa manter a proteção natural das cavidades nasais, da faringe e da laringe, que formam a via aérea superior.

 

Referências:

1 – SIMEÃO, Eliane. Doenças respiratórias aumentam com o tempo seco. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br/doencas-respiratorias-aumentam-com-a-chegada-do-tempo-seco-e-baixa-umidade/ Acesso em:19 de agosto de 2020.

2 – PEGORIM, Josélia. Por que o ar seco é ruim para a saúde? . Disponível em:

https://www.climatempo.com.br/noticia/2019/04/04/por-que-o-ar-seco-e-ruim-para-a-saude–3686 Acesso em:19 de agosto de 2020.

3 – Hospital do coração-HCor. Tempo seco aumenta o risco cardíaco e potencializa doenças respiratórias. Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/tempo-seco-aumenta-o-risco-cardiaco-e-potencializa-doencas-respiratorias/ Acesso em:19 de agosto de 2020.