Portaria do MS marca vitória para a MFC e APS

13 de dezembro de 2010

No último dia 8 de dezembro foi publicada pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União (D.O.U), a portaria de nº. 3.839, que garante o investimento de R$ 12 milhões ao longo de 2011 no programa Estratégia Saúde da Família (ESF).


Terá direito ao repasse de mil reais a mais no orçamento mensal aquelas equipes de ESF em que há presença do médico com residência médica em MFC ou título de especialista na área (Confira LISTA OFICIAL DE TITULADOS). Ao saber do incentivo, o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, considerou este o acontecimento dos últimos cinco anos para a especialidade e para a Atenção Primária à Saúde (APS). “Três dias após a data em que celebramos o Dia do MFC (5/12), receber esta informação é realmente um presente para a classe. Há anos lutamos por mais incentivo na formação de MFCs no Brasil capazes de suprir a demanda de atendimento nas ESF”, relatou Gusso.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde (DAB), Claunara Schilling Mendonça, o objetivo é ampliar a qualificação no atendimento da APS. “Esta portaria foi lançada para estimular a presença de MFCs no programa e, a residência médica é ‘padrão-ouro’ para os profissionais exercerem com excelência a APS no Brasil”, declarou a diretora em discurso proferido na noite de 9 de dezembro durante a solenidade de abertura do I Congresso Nordeste de MFC, encontro que reuniu em Fortaleza (CE) mais de 1.400 especialistas e profissionais da saúde envolvidos com a ESF.