Conheça os ganhadores do Prêmio APS Forte – Combate à Pandemia associados à SBMFC

22 de julho de 2021

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e o Ministério da Saúde reconheceram publicamente 19 experiências de excelência praticadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidas no primeiro nível de atenção. As práticas foram selecionadas pela iniciativa “APSForte no SUS – no combate à pandemia de COVID19”, lançada em maio de 2020.

O objetivo foi identificar práticas exitosas com potencial de replicabilidade na Atenção Primária à Saúde. Foram 2.472 trabalhos inscritos de todo o Brasil. Na última sexta-feira, dia 16 de julho, foram divulgadas os 19 finalistas, dentre os quais, estão três associada/os da SBMFC. 

Belo Horizonte/MG – Acompanhamento de usuários com condições crônicas na APS de Belo Horizonte durante a COVID19. – integrada por Fabiano Gonçalves, médico de família e comunidade e diretor da SBMFC. 

Porto Alegre/RS –  Uma rádio via WhatsApp: programa “Fica em Casa” fortalecendo a APS na pandemia do coronavírus (Porto Alegre/RS)

integrada por Mayara Floss, residente de Medicina de Família e Comunidade, membro do Grupo de Trabalho de Saúde Planetária da SBMFC 

Rio de Janeiro/RJ – Atenção Primária à Saúde, onde vidas vulneráveis importam: estratégias do cuidado e enfrentamento à COVID19 – Rio de Janeiro/RJ – Integrada por Rafael Cangemi – Médico de família e comunidade, associado da SBMFC 

Confira aqui a lista completa dos 9 finalistas e informação de cada projeto. 

Para divulgar e compartilhar estas experiências, a SBMFC organiza um webinar com os três premiados citados acima, moderado pela diretora científica, Maria Inez Padula. A atividade será dia 29 de julho, quinta-feira, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da SBMFC.