CONCURSO – 1º PRÊMIO SBMFC EM DEFESA DO SUS

23 de setembro de 2020

A Saúde é um Direito de Cidadania, garantido pela nossa Constituição Federal de 1988! Para garantir este Direito, há 30 anos, em 1990 a Lei 8.080 regulamentou o nosso Sistema Único de Saúde – SUS!

Temos no Brasil um dos maiores Sistemas Públicos de Saúde do mundo. Sete em cada dez brasileiros dependem exclusivamente do SUS para receber assistência à saúde, são mais de 150 milhões de pessoas. Mas, é importante frisar que todos os brasileiros utilizam e se beneficiam dos serviços e ações prestadas pelo SUS, mesmo aqueles que tem planos privados de saúde.

Entretanto, o SUS é subfinanciado desde sempre. Mas, especialmente, vem perdendo recursos desde a Emenda Constitucional (EC) 95/2016, a chamada PEC da Morte que congelou recursos para a saúde e a educação desde 2016, apesar da população estar crescendo e ficando mais empobrecida desde então.

 Agora, em 2020, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021 da União, enviado ao Congresso Nacional, segue a regra PEC da Morte, e pode significar a perda de resultando na perda de R$ 35 bilhões em 2021.

Neste ano de 2020, quando comemoramos os 30 anos da regulamentação do SUS, queremos que todos os brasileiros e todas as brasileiras, em cada recanto do país saibam o que é o SUS e o valor que ele tem para cada um, para cada uma de nós. Queremos também que o mundo todo saiba que proteger e cuidar do SUS é um dever de cidadania e uma ação em prol da democracia!

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade lança este edital com o objetivo de incentivar a defesa do SUS, através da elaboração de vídeos, com duração máxima de 5 minutos, para falar, divulgar, promover o SUS, sua abrangência, sua capilaridade, suas dificuldades, mas, especialmente, suas ações e a sua potência.

Estudantes, residentes de MFC e Médicas e Médicos de Família e Comunidade  equipes de Saúde da Família, mostrem como defendem o SUS no seu dia a dia!

O prazo para inscrição e submissão é até o dia 30 de outubro

Acessem o edital e participem: CONCURSO – 1º PRÊMIO SBMFC EM DEFESA DO SUS