Preservar a saúde dos pulmões é tema do Dia Mundial Sem Tabaco 2019

31 de maio de 2019

Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade adere ao tema mundial da OMS e alerta sobre riscos do tabagismo passivo

O tabaco é considerado tanto fator de risco para diversas doenças assim como causa de diversas condições clínicas principalmente cardiovasculares como Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, piora da condição clínica de pacientes cardiopatas e pulmonares: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e asma, por exemplo. Em gestantes, está associado a abortos espontâneos, partos prematuros, complicações gestacionais e mortes fetais. Para saber mais sobre a campanha da Organização Mundial de Saúde, acesse: https://www.who.int/tobacco/wntd/en/.

Para preservar a saúde dos pulmões, o primeiro passo é evitar o tabaco e seus derivados; ambientes com ar poluído tanto por fumaça proveniente do tabaco quanto gases substratos do processo de industrialização; prática regular de exercícios físicos (melhora da capacidade cardiorrespiratória), alimentação saudável e manter um peso adequado. Estudos tem demonstrado que mesmo pacientes que fumaram por longo período apresentam uma lentificação no processo de perda de função pulmonar ao cessar o tabagismo, logo, existe benefícios comprovados com essa decisão”, explica a médica de família e comunidade Talitha Carvalho, membro do GT.

Tabagismo Passivo

O tabagismo passivo é considerado a maior causa de doenças respiratórias em crianças. Conforme a faixa etária é possível realizar atividades lúdicas (teatros, desenhos) assim como outras estratégias pedagógicas para ilustrar os efeitos nocivos do tabaco para a saúde e o meio ambiente. Crianças bem instruídas atuam como excelentes multiplicadores, contribuindo para a conscientização dos danos do cigarro e incentivando seus familiares a largar o tabaco.  O público adolescente deve ser abordado de forma peculiar visto que muitas vezes nessa fase o tabaco é utilizado como forma de inclusão em grupos sociais, além de serem mais susceptíveis as propagandas e estratégias da indústria tabagista; podemos citar como estratégia as rodas de conversas, palestras interativas e campanhas por meios digitais demonstrando os efeitos de dependência dessa substância e suas complicações para a saúde a curto e longo prazo.

Talitha reforça esse formato de tabagismo é considerado a terceira maior causa de morte evitável no mundo. A conscientização é importante pois muitos desconhecem os efeitos que o tabaco pode causa do ponto de vista da exposição passiva. Estudos tem demonstrado que em algumas entidades clínicas o risco de quem fuma e de quem é tabagista passivo é semelhante. A exposição à poluição tabágica ambiental é responsável pelo aumento do risco de doenças cardiovasculares, pulmonares e oncológicas assim como diminuição da qualidade de vida.  

O papel do Médico de Família e Comunidade

O Médico de Família é uma peça importante pois pode atuar tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. Entre suas ações no ponto de vista coletivo podemos citar a conscientização da comunidade por meio de palestras e outros recursos didáticos sobre o efeito nocivo do tabaco e a importância de ambientes livres do tabaco (pode se realizar parcerias com empresas locais e outras entidades para fortalecer esse compromisso, assim como criação de ambientes saudáveis para lazer e convívio social). Além disso atua junto ao indivíduo tabagista através de aconselhamento, elaboração de plano terapêutico e seguimento para cessar o tabagismo.