Presidentes analisam encontro

14 de dezembro de 2010

Na ocasião, o diretor de pesquisa e pós-graduação Strictu sensu da SBMFC e recém-empossado presidente da Associação Potiguar de MFC, Thiago Gomes da Trindade, discorreu sobre a história da ESF no Nordeste, em especial no Ceará, que foi precursor do Programa de Agentes Comunitários (PACS) no País, desde 1991. “Hoje o Saúde da Família no Nordeste, relativamente tem a maior cobertura (mais de 70% da população) em comparação com as demais regiões do País, e isto é de fundamental importância, tendo em vista as desigualdades em saúde observadas no Nordeste”. Thiago também declarou em nome do presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, que o Nordeste é prioridade para a SBMFC, inclusive no que cabe ao estimulo da produção científica na região.


De acordo com o presidente do Congresso, Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro, as temáticas do Congresso permearam quatro eixos da APS: pesquisa, ensino, política e gestão, com intuito de promover a multidisciplinaridade da área. “Esta é uma oportunidade única de reunirmos MFCs, gestores e estudantes para trocarmos experiências sobre as peculiaridades da nossa região e traçarmos um panorama do que vivemos no passado e neste presente para, juntos, viabilizarmos metas para o futuro da saúde pública no Nordeste”, relatou.

 

Já o MFC Tales Coelho Sampaio, atual presidente da Associação Cearense de MFC (ACEMFC), entidade idealizadora do encontro junto ao Grupo Nordeste, parceria formada este ano, entre a ACEMFC e as associações Potiguar, Alagoana e Bahiana, durante o 10º Congresso Brasileiro de MFC, salientou que o I Congresso fomenta discussões que contribuem para o fortalecimento da APS no Nordeste, como garantia na promoção de saúde à população dos nove estados da região, seja nas capitais ou nos rincões do Nordeste.

Leia também

 

Outros encontros da especialidade realizados em Dezembro

III Congresso Paulista de MFC

2º Congresso Sul-Brasileiro de MFC