Primeiro webinar do ciclo de debates sobre ensino acontece dia 24/9

23 de setembro de 2020

O primeiro webinar do ciclo de debates sobre ensino da MFC na graduação médica acontecerá dia 24 de setembro, a partir das 19, com transmissão ao vivo no YouTube da SBMFC: https://www.youtube.com/user/SBMFCoficial/.

O tema será Ensino da MFC e implantação das diretrizes curriculares nacionais de 2014. 

Para se preparar, confira as diretrizes que serão debatidas: https://bit.ly/33QhcPz

 

Os convidados são: 

Priscila Bortolini, presidente da ALASF;

Ana Helena Reis, coordenadora de educação da DENEM;

Felipe Proenço, professor da Universidade Federal da Paraíba;

Sandro Screiber, vice-presidente da ABEM;

Moderador: Ricardo Heinzelmann, diretor de graduação e pós-graduação da SBMFC 

 

“A ALASF, atualmente, conta com mais de 170 ligas associadas, essas debatem diariamente sobre a MFC e APS na graduação. São elas as principais promotoras do ensino da MFC e Saúde da Família nas universidades, nas quais há carência de docentes ou preceptores especializados em suas grades. Nosso papel é estimular esses estudantes, oferecendo materiais de apoio, visibilidade, estágios, discussões e trocas sobre o tema. Estarmos no debate é ampliar a voz de cada uma delas, mostrando os desafios, as fragilidades, mas principalmente as potencialidades. Agradecemos o convite e somos, junto dos nossos ligantes, os discentes e a mudança no ensino que esse ciclo de debates propõe”, reforça Priscila, presidente da ALASF. 

 

 

“Este ciclo de debates é muito importante para a Abem, pois o ensino da atenção primária à saúde é um dos pontos mais relevantes nas diretrizes curriculares, e as escolas médicas precisam aprofundar e qualificar seus projetos pedagógicos nesse sentido. O evento marca também um novo ciclo de aproximação entre a Abem e a SBMFC, para construirmos juntos os caminhos da educação médica no campo da atenção primária à saúde e da medicina de família e comunidade”, reforça Sandro Schreiber de Oliveira, vice-presidente da Abem. 

 

Confira o convite de Ricardo Heinzelmann, organizado do ciclo de debates e diretor da SBMFC: