Processos formativos em pauta no 17º CBMFC

23 de setembro de 2023

Os processos formativos foram temas debatidos na tarde deste 22 de setembro no auditório principal do 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC). A mesa teve a participação de especialistas convidados especialmente: a moderação esteve sob responsabilidade de Fabiano Guimarães, da diretoria Administrativo e Financeiro SBMFC, enquanto os expositores foram Ricardo Souza Heinzelmann, Marcelo Pellizzaro e Cassandra Renault Pisco.

Fabiano deu as boas vindas a palestrantes e audiência, em seguida, iniciou-se a exposição de Marcelo Pellizzaro (UNA-SUS/UFMG). Ele teceu comentários e análise do programa Médicos Pelo Brasil, do Programa Mais Médicos e expôs particularidades.

Discorreu então sobre os princípios pedagógicos de curso de especialização, ou seja as diretrizes: aprendizagem como fator de deselvolvimento, levando em consideração limitações físicas, sociais e organizacionais dos profissionais estudantes; valores éticos e do bem-estar social; compartilhamento democrático e irrestrito do conhecimento organizado e sistematizado, além de detalhar a grade curricular, entre questões diversas.

Ricardo Heinzelmann, professor do Internato em APS da Medicina da UFSM e diretor de Graduação e Pós-Graduação Stricto Senso da Sociedade, mencionou a estrutura dos cursos da SBMFC, competências abordadas e acompanhamento de tutoria.  

Por fim, Cassandra Renault Pisco, do Departamento de Pós Graduação Lato Sensu da SBMFC, fez um apanhado das explanações anteriores e optou por abrir a palavra à plenária, para perguntas, críticas e sugestões.

A troca de experiências, enfim, deu o merecido fechamento de alto nível à mesa.