Produção acadêmica dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Brasil

8 de dezembro de 2023

É com muita alegria que anunciamos, como mais uma comemoração pelo dia da MFC, a publicação dos melhores artigos, baseados nos Trabalhos de Conclusão de Curso de Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade na sessão especial da Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC).

Como forma de valorizar a produção científica dos PRMFC, a diretoria da SBMFC lançou, em junho de 2023,  o edital “Produção Acadêmica de Programas Brasileiros de Residência em  Medicina de Família e Comunidade do Brasil”. O objetivo foi estimular que residentes e preceptores transformassem em artigos, o produto dos Trabalhos de Conclusão da Residência e os submetessem para avaliação na RBMFC  compondo uma seção especial.

Foi conformado um comité de avaliação específico para este número que teve como critérios de análise: (a) tema inovador; (b) relevância do trabalho para o cuidado em saúde na prática cotidiana da MFC; (c) clareza dos objetivos e adequação do texto; (d) relação com um ou mais eixos estruturantes da MFC: abordagem centrada na pessoa na perspectiva sistêmica; abordagem familiar; abordagem comunitária; gestão, ensino e pesquisa no âmbito da MFC. Até o prazo estabelecido, foram recebidos 44 artigos e após processo de avaliação pelo comitê, foram selecionados 22 artigos, os quais podem ser acessados na Edição Especial Residência Médica da RBMFC – https://rbmfc.org.br/rbmfc.

          Abaixo os títulos e autores (residentes e orientadoras) dos três trabalhos mais bem avaliados.

Abordagem familiar sistêmica para o fechamento de vida em cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3860 Hugo Sant’ Anna Alves, Carmen Luiza Correa Fernandes

Burnout em residentes de saúde da família um estudo longitudinal DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3858 , Luciano de Paula Loyola Netto, Luciane Loures dos Santos

Luta comunitária e direito à saúde experiências sobre a conquista da Unidade Básica de Saúde no Vista Bela DOI: https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3883 Flora Mestre Passini, Beatriz Zampar Zampar

Os MFCs Flora Mestre Passini, Hugo Sant’ Anna Alves e Luciano de Paula Loyola Netto, residentes à época da escrita do TCR, receberão como premiação a isenção da taxa de inscrição para o 18º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade que ocorrerá em 2025 em Manaus-AM.

Registramos um agradecimento especial à Secretária Executiva da RBMFC, Marli Machado de Souza, pelo  profissionalismo e empenho para que esta edição ocorresse.

A seguir, em ordem alfabética, relação dos demais artigos classificados, considerando o título do artigo. Aproveitamos para parabenizar Preceptores/orientadores e residentes envolvidos.

 

Editores especiais desta Chamada Pública
Maria Inez Padula Anderson e Marcello Dalla Bernardina Dalla

Editores da RBMFC
Claunara Schilling Mendonça e Thiago Dias Sarti