Projeto Missões SBMFC: a saúde e o planeta agradecem

27 de junho de 2023

Tradicionalmente, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade pauta sua prática no compromisso com a qualidade em saúde, com o cuidado ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, com a igualdade de oportunidades, a paz e a prosperidade em uma sociedade equitativa.

Em eventos presenciais, há anos, foram abolidos copos plásticos – apenas para citar um exemplo dos mais simples. Tais esforços eram pontuais até aqui, a despeito de estarem no radar da Sociedade de forma constante e de a sustentabilidade merecer destaque nos debates, como ocorreu no 16º Congresso.

Contudo, a partir do 17º Congresso, a se realizar em Fortaleza, Ceará, de 20 e 23 de setembro, esse panorama mudará para melhor com o lançamento e a implantação do projeto Missões SBMFC. Trata-se de uma ação permanente e com intervenções perenes pautadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto Missões SBMFC já está sendo trabalhado nesse período pré-congresso em uma espécie de esquenta para o que virá por aí. Quando do lançamento, em setembro, no maior encontro da especialidade, será realizado um trabalho forte para sensibilizar as médicas e médicos de família e comunidade, tendo em vista o importante papel multiplicador da especialidade, conforme relata a presidente da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade e membro da Comissão de Sustentabilidade do 17º CBMFC, Jetele Del Bem Seleme Piana.

Vale pontuar que os ODS integram a Agenda 2030 da ONU, que tem o Brasil entre os 193 países signatários. Contemplam 169 metas que vão bem além de ser dever de um estado ou do conjunto deles. São plano de progresso humanitário para as pessoas, para entidades, para o planeta visando, entre outros pontos, a preservação da natureza, a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, o zelo à saúde.

Inúmeras atividades da Sociedade, de agora em diante, serão permeadas pela Agenda 2030 e os 17 ODS. O projeto Missões SBMFC tem em seu radar até criar um selo de sustentabilidade para destacar associados e organizações comprometidos com inclusão à saúde de qualidade e medidas diversas – desde a proteção dos oceanos e dos ecossistemas, com a criação de cidades sustentáveis, o investimento em energia e infraestrutura, com o cuidado com nossas crianças e adolescentes etc.

Claro, tudo começará passo a passo, pois é um processo de construção. Jetele informa que, neste momento, Comissão está discutindo como reduzir a produção de resíduos e como fazer o gerenciamento do que for inevitável. As minúcias desse processo seguem em estruturação, entretanto, uma coisa já é certa para o fortalecimento do projeto de sustentabilidade da Sociedade: todos os participantes do Congresso poderão participar das atividades e agregar proposições ao Missões SBMFC.

Como já dito, é um primeiro passo de uma campanha perene, 100% centrada na sustentabilidade. Todas as médicas e médicos de família e comunidade muito poderão contribuir com sugestões e união de forças.

Algo bem bacana para finalizar: Jetele conta em primeira mão que será colocada no ar uma calculadora de pegada de carbono, métrica fundamental para que as pessoas se habituem a utilizá-la para melhorar seu próprio impacto sobre o planeta. Fique de olho e comprometa-se. O planeta agradece.

Confira os 17 ODS
1. Erradicação da Pobreza
2. Fome Zero
3. Saúde e Bem Estar
4. Educação de Qualidade
5. Igualdade de Gênero
6. Água Potável e Saneamento
7. Energia Limpa e Acessível
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
10. Redução das Desigualdades
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
12. Consumo e Produção Responsáveis
13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
14. Vida na Água
15. Vida Terrestre
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
17. Parcerias e Meios de Implementação