Projeto que fortalece MFC na saúde suplementar tem segundo edital

20 de dezembro de 2023

O sucesso da primeira edição do Projeto Cuidado Integral à Saúde motivou as instituições responsáveis pela iniciativa a lançar a sua segunda versão. O edital para participar do projeto está aberto para as operadoras de planos de saúde até o próximo dia 15 de janeiro.

A iniciativa faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, tem como objetivo subsidiar a implantação de projetos-piloto em Atenção Primária à Saúde (APS) na saúde suplementar e é desenvolvida em parceria pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Segundo a presidente da SBMFC Zeliete Zambon, o projeto é estratégico para fortalecer e dar escala a rede de cuidados baseada na APS e, consequentemente, à MFC.

“A parceria surge da necessidade da ANS de qualificar o maior número possível de operadoras e a SBMFC foi responsável por construir e ministrar um curso focado em APS para este público. Esse trabalho durou 3 anos e agora, na segunda versão, novas operadoras vão se inscrever”, destacou 

Segunda versão

A segunda versão do Projeto Cuidado Integral à Saúde selecionará 25 experiências de operadoras de planos de saúde desenvolvidas em conjunto com os próprios serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), credenciados ou referenciados. 

As operadoras selecionadas receberão apoio especializado, por meio de mentoria, para a implementação de um modelo de atenção baseado na APS, de acordo com o Manual de Certificação em APS da ANS. Além disso, terão a oportunidade de participar de sessões de aprendizagem virtuais e presencias, que são reuniões de alinhamento, discussão e compartilhamento de experiências. 

As operadoras poderão inscrever até dois serviços de APS a serem acompanhados no projeto. Entre os pré-requisitos para inscrição estão: 

  • ter registro ativo como operadora junto à ANS; 
  • possuir beneficiários ativos; 
  • não estar em direção fiscal; 
  • não estar em liquidação extrajudicial 

Acesse aqui o segundo edital do Projeto Cuidado Integral à Saúde.