Projetos que valorizam o acesso à saúde são premiados pela OPAS Brasil

29 de outubro de 2019

Por meio de seleção de júri convidado, Organização Panamericana de Saúde divulgou os finalistas do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal, dia 29 de outubro, em Brasília

Entre as 11 finalistas, as três experiências premiadas são Menina do Laço do Fita de Abaetetuba, Pará; Papel do protocolo da enfermagem no processo de acolhimento e primeira consulta para zerar as filas na atenção primária em saúde no município de Jaraguá do Sul, Santa Catarina e implementação de ações em promoção de saúde no cenário escolar de Salgueiro, Rio de Janeiro. Confira os detalhes de cada experiência no link: https://bit.ly/32XIZvR

O prêmio oferecido para as 11 experiências finalistas é uma viagem para Andaluzia com o objetivo de conhecer o serviço de saúde local.

O anúncio foi feito com a presença do coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS no Brasil, Renato de Tasca, que apresentou detalhes sobre o Prêmio APS Forte, o Secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, professor da Fiocruz e diretor do Departamento de Pesquisa da SBMFC, Daniel Soranz e o médico de família e comunidade espanhol da Escuela Andaluza de Saúde Publica, Sergio Munie, que apresentou aula com o tema APS: uma resposta adequada aos desafios futuros?.  

“Proporcionar esse prêmio foi como fazer uma viagem pelo SUS que funciona e uma experiência muito interessante, porque você descobre muitos lugares desse país enorme e que permitiu conhecer muitos tesouros que temos na frente de nossos olhos e que não sabemos valorizar . Foi algo novo e muito estimulante. As experiências chegaram de todos os estados do país, preenchendo 100% de aproveitamento”, declara Renato Tasca. 

Durante a explicação sobre o processo das experiências selecionadas, Renato Tasca agradeceu as entidades apoiadoras. Foto: Erasmo Salomão/MS

 

“Só os municípios são capazes de entregar um sistema de saúde universal através do fortalecimento da Atenção Primária, por isso, temos uma Secretaria de Atenção Primária que reconhece e reflete o que acontece nos municípios que desenvolveram as carteiras de serviços, com demandas de ter médicos de forma qualificada e prestar um cuidado com foco na valorização dos atributos da Atenção Primária”, comentou Harzheim na fala. 

Erno Harzheim durante a cerimônia de premiação. Crédito: Foto: Erasmo Salomão/MS

A SBMFC participou do prêmio como entidade apoiadora, junto ao Ministério da Saúde, CONASEMS, CONASS, Conselho Nacional de Saúde e ABEFACO-DF.  A Sociedade foi representada na premiação por Rodrigo Lima, diretor de Exercício Profissional. “A iniciativa da OPAS de identificar e premiar experiências que fortalecem a ESF é muito importante. A SBMFC apoiou o projeto desde o começo e teve papel importante, junto com várias outras instituições na avaliação das experiências inscritas. Estas deverão inspirar vários profissionais da APS em todo o país, mostrando que mesmo em cenários difíceis sempre é possível inovar para buscar soluções para os problemas da população”. 

O time de jurados da última etapa que selecionou os três finalistas foi composto por Claudia Collucci (Folha S. Paulo), a radialista Mara Régia (Rádio Nacional), a repórter Lígia Formenti (Estadão) e Lise Alves (colaboradora da revista The Lancet), que participaram da premiação, com perguntas para os representantes dos projetos premiados. O médico Drauzio Varella e os jornalistas Luiz Fara Monteiro (TV Record), Alan Ferreira, Chico Pinheiro (TV Globo) também participaram da escolha.