Queimadas e doenças respiratórias

10 de setembro de 2020

O Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios da SBMFC preparou material sobre como as queimadas, além de prejudicar a fauna e a flora brasileiras, impactam diretamente na saúde da população. 

Autores:

Isaac Ferro, Médico da Estratégia Saúde da Família, Rio Grande do Sul, Membro do Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios -GRESP-SBMFC

André Luiz Sacerdote Santos, Médico de Família, Bahia, Membro do Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios -GRESP-SBMFC.

Sonia Maria Martins, Médica de Família e Comunidade, São Paulo, Fundadora e coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios -GRESP-SBMFC.

 

A queimadas prejudicam a saúde?

Sim.  A fumaça proveniente das queimadas contém diversos elementos tóxicos que são nocivos à saúde humana.

No Brasil, os focos de queimadas se concentram mais na região Centro-Oeste e em algumas partes das regiões Norte e Nordeste.

A poluição atmosférica, gerada pela queima de biomassa tem sido associada ao aumento de morbimortalidade por doenças respiratórias, principalmente em função do material particulado – um composto tóxico e multielementar gerado por essa queima. São partículas de vários tamanhos e, as menores (finas ou ultrafinas) quando inaladas percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea. Além do material particulado o monóxido de carbono (CO) é outro composto prejudicial a saúde. Uma vez inalado ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio para  as células e tecidos do corpo. Como consequência ocorre um processo inflamatório generalizado, causando efeito deletérios no coração e o pulmão. Podendo em algumas situações causar a morte.

 

Somente as pessoas que moram próximas às regiões de queimadas devem se preocupar?

Não. As pessoas que moram próximas às áreas onde são comuns os incêndios florestais são as que mais sofrem com os efeitos da fumaça das queimadas. No entanto, é importante destacar que a névoa provocada pelo fogo pode viajar milhares de quilômetros e atingir outras cidades, estados e até países.

 

Quais são as faixas etárias mais afetas pela inalação da fumaça decorrentes das queimadas e quais os sintomas mais frequentes?

Os mais afetados por esses efeitos danosos das queimadas são as crianças e idosos. Os sintomas mais frequentes decorrentes na inalação de fumaça de queimadas são:  tosse seca, falta de ar, dificuldade para respirar, dor e ardência na garganta, rouquidão, dor de cabeça, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos. O contato com a fumaça também pode causar alergias, pneumonia, insuficiência respiratória e problemas cardiovasculares.

De acordo com o estudo de Alves et al, “as partículas das queimadas ao entrarem nos pulmões aumentam a inflamação, o estresse oxidativo e provocam danos genéticos nas células de pulmão humano. O dano no DNA é tão grave que provoca incapacidade de sobrevivência ou a perda do controle celular causando uma reprodução desordenada evoluindo para câncer de pulmão”.

 

O que fazer para amenizar o efeito das queimadas na saúde?

Tal como no clima seco, algumas orientações se fazem necessárias para  diminuir os efeitos das queimadas na saúde, tais como : evitar, sempre que possível a proximidade com incêndios, manter uma boa hidratação, principalmente em crianças menores de 5 anos e idosos maiores de 65 anos, e manter os ambientes da casa e do trabalho fechados, mas umidificados, com o uso de vaporizadores, bacias com água e toalhas molhadas. Usar máscaras ao sair na rua, evitar aglomerações em locais fechados, e optar por uma dieta leve, com a ingestão de verduras, frutas e legumes, também estão indicados.  Além disso, em caso de urgência deve-se buscar ajuda médica imediatamente.

 

Referências:

QUEIMADAS no Brasil 2011, regiões mais afetadas. Disponível em: <http://www.temtudu.com/queimadas-no-brasil-2011-regioes-mais-afetadas.html>. Acesso em: 22 de agosto. 2020.

Rodrigues PCO,  Ignotti E., Hacon  SS.  Distribuição espaço-temporal das queimadas e internações por doenças respiratórias em menores de cinco anos de idade em Rondônia, 2001 a 2010. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 22(3):455-464, jul-set 2013

VEJA.  Queimadas : a fumaça pode matar, alertam os médicos. Disponível em : https://veja.abril.com.br/saude/queimadas-a-fumaca-pode-matar-alertam-os-medicos/  Acesso em 22 de agosto de 2020.

Alves NO et al., Biomass burning in the Amazon region causes DNA damage and cell death in human lung cells. SCIENTIFIC REPORTS | 7: 10937 | DOI:10.1038/s41598-017-11024-3.