RBMFC apresenta novo editor e abre chamada para submissão de artigos e avaliadores

22 de janeiro de 2018

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC), publicação científica da SBMFC, que tem como missão estimular estudantes, profissionais e gestores da área das áreas de Medicina e Saúde Pública/Coletiva sobre os temas científicos de interesse da especialidade, APS e Estratégia Saúde da Família, tem novo editor.

Leonardo Fontenelle, médico de família e comunidade, doutor em Epidemiologia pela UFPel, retorna à função de editor da Revista, após breve afastamento, para substituir Paulo Poli, atual vice-presidente da SBMFC. Fontenelle, que acompanha as atividades da RBMFC desde a filiação à Sociedade, em 2006, teve sua primeira participação no grupo editorial como revisor.  

Com mestrado em saúde na comunidade (USP), o médico de família e comunidade trabalha como professor titular da Universidade Vila Velha (UVV) e analista legislativo em saúde na Câmara Municipal de Vitória, diretor da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade.

“Fui editor da RBMFC entre 2014 e 2015, e na época, nenhum dos editores tinha o título de Doutorado e ligação universitária e pela revista ser uma publicação científica, não era uma situação ideal. Então, Gustavo Gusso e Paulo Poli foram convidados a assumirem esses cargos para mudar o perfil do grupo, pois os dois, naquela época, já tinham esse título e maior qualificação para os cargos”, explica Fontenelle, ao retornar à função de editor e se une a Gustavo Gusso (editor) e Thiago Sarti (editor-chefe).

Nova chamada para avaliadores e submissão de artigos

O convite a novos avaliadores está aberto, principalmente aos Mestres e Doutores, que por terem vivido a experiência da tese, têm prática em revisão de artigos e em métodos de pesquisa.

Essas competências são relevantes para identificar erros a serem corrigidos, pois a revisão é etapa fundamental para o processo de publicação de um artigo científico. O número de avaliadores com disponibilidade é relevante para que as decisões editoriais sejam realizadas em tempo hábil de publicação.

Aos autores que desejam submeter artigos, a RBMFC faz chamada com nova reformulação no tempo de avaliação, que está com respostas mais rápidas sobre a aprovação dos materiais que serão publicados. Os artigos devem estar adequados de acordo com as regras da Revista antes do envio para avaliação. Leia atentamente os tópicos descritos na página: https://goo.gl/TDhbBd.

Entre as demais missões da RBMFC estão possibilitar o intercâmbio entre instituições de ensino, serviços de saúde e movimentos sociais organizados; servir como veículo de educação continuada e permanente em saúde, tendo como eixos temáticos a MFC e a APS e destacar temas relevantes para a Saúde Pública/Coletiva com foco específico em MFC, APS e Estratégia Saúde da Família (ESF). Acesse o site oficial da Revista exclusivamente eletrônica: https://www.rbmfc.org.br/rbmfc