RBMFC divulga novo portal e Política Editorial

20 de abril de 2011

 

Com intuito de estimular a produção científica entre os médicos de família e comunidade e todos os profissionais vinculados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, a Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC), publicação científica trimestral da SBMFC, convida todos a visitarem seu novo portal www.rbmfc.org.br, e conhecerem sua nova Política Editorial.


Além de agora possuir acesso eletrônico ilimitado e gratuito a todo seu conteúdo, a RBMFC criou também novas seções para estimular o envio de artigos para a Revista, incluindo textos com conteúdo opinativo e cultural. O objetivo é alcançar um maior número e autores e leitores, com foco em três eixos: Atenção Primária à Saúde (APS), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Medicina de Família e Comunidade (MFC).


Atualmente, o corpo editorial da RBMFC é composto por 70 avaliadores, fator que contribui para um prazo médio de avaliação de cinco semanas. Encaminhe seu artigo e participe da edição 19 (abril/junho 2011), equivalente ao sexto volume da série. A última edição publicada é a de número 17 (leia aqui) e, em breve sairá a 18ª.

Confira algumas das vantagens da RBMFC para os autores e leitores:

1. Pontuação CNA

Publicação científica
a) artigos publicados em revistas médicas: 5 pontos por artigo;

Prova de Título (TEMFC)
a) Autoria principal de artigo publicado – 6 pontos
b) Co-autoria de artigo publicado – 5 pontos

2. Sistema Ahead of Print

A RBMFC adotou, a partir do início de 2011, a publicação de artigos Ahead of Print, ou seja, os textos completos dos artigos são publicados individualmente no SUMÁRIO de cada fascículo da versão eletrônica da RBMFC, assim que são finalizados os seus procedimentos editoriais, e antes da publicação impressa.

Outros pontos:

Integração: Links internos e externos no artigo possibilitam acesso a outros textos do mesmo autor ou a assuntos correlatos, assim como acesso a diferentes partes do mesmo artigo.

Visibilidade: oferecida por meio de indexação automática e interoperabilidade com sistemas de busca como Google graças ao uso SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas.

Acessibilidade: de posse de equipamento adequado o usuário pode acessar um artigo e/ou periódico de qualquer lugar em segundos.