Recomendações para a Atenção Domiciliar em período de Pandemia por Covid-19

28 de agosto de 2020

O Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar da SBMFC e a Associação Brasileira dos Serviços de Atenção Domiciliar (ABRASAD) lançam as Recomendações para a Atenção Domiciliar em período de Pandemia por Covid-19. 

O material traz as orientações gerais acerca do que se deve fazer nas visitas domiciliares em tempos de novo coronavírus.

Essas recomendações englobam tanto as pessoas que estão com Covid-19 quanto pessoas com problemas crônicos de saúde e risco aumentado de ir a Unidade de Saúde. Discute tanto a atenção a pessoas que já estavam em acompanhamento na AD quanto pessoas sem indicação prévia de visita domiciliar. Nos dois casos aponta como os profissionais de saúde devem atuar nos cuidados domiciliares, antes da entrada no domicílio, no momento do atendimento e após a visita. 

Quais EPIs utilizar, quais são as melhores formas de paramentação e como fazer o transporte de descarte dos materiais utilizados, além de check-list de equipamentos antes e depois das visitas, são alguns tópicos. 

Para acessar o documento, clique: Recomendacoes para a Atencao Domiciliar em periodo de Pandemia por Covid-19_27042020

Confira mensagem de Leonardo Savassi, coordenador do Grupo de Trabalho de Atenção Domiciliar e diretor de Medicina Rural da SBMFC sobre a produção das recomendações: